Capa
Série III / Anno 2 / Número 1-12
1925
Descarregar revista
Os fosfatos de cálcio repectivamente chamados - fosfato monoeálcico, dicálcico e tricál-cico ou fosfato primário, secundário e terciário - teem na compo-sição dos adubos a importância conhecida. O monocáicio é solúvel-na água, os outros dois são insolúveis. Ao primeiro é, por este motivo, atribuído maior valor.

Foi bem infeliz o actual decreto n.° 10.708 de 21 de Abril de 1925 sobre leites na parte que diz respeito ás normas laboratoriais adoptadas para a repressão da fraude. Tinha havido no anterior decreto n.o 6.843 a omissão de se indicarem as percentagens de gordura para os leites destinados a consumo. Por tal motivo, e ainda para se corrigirem outros defeitos que contribuiam para o alargamento e impunidade da fraude, foi criado o actual decreto.


O caso de que vamos tratar é o dum sistema formado por duas fases tendo cada uma dessas fases dois componentes inde-pendentes. 0 sistema está em equilíbrio. Designemos por A e B os componentes e consideremos apenas uma das fases. Na fig. 1 representamos o espaço ocupado por essa fase. A pressão tem o valor P. A direita representamos duas máquinas de VANT''HOFF.
Objecto da conferência: A introdução da teoria de Lavoisier em Portugal, e, mais precisamente, o primeiro compêndio antiflogístico português. A importância das ideas do célebre químico francês. Os seus percursores : Robert Hooke, John Mayow, Jean Rey, e, acima de todos, M. W. Lomonossov. As doutrinas de Lavoisier imprimem à Sciência uma orientação nova, que perdurou até aos nossos dias. Nos países estrangeiros escreveram-se obras magistrais sobre a introdução da teoria de Lavoisier.
No fabrico do azeite, depois da moenda, isto é, depois de tritu-rada a azeitona, segue-se a espremedura. Esta é feita no nosso país em três espécies de prensas: prensas de vara, prensas de parafuso ou manuais e prensas hidraulicas. As primeiras, que ainda entre nós são bastante usadas, mas que há tendência para abandonar, sao descritas, por exemplo, por JOÃO INÁCIO FIERREIRA LAPA - Technologia Rural ou Artes Chimicas Agricolas e Florestaes - 2." parte. Lisboa, 1879. As outras são estudadas em todos os tratados modernos.
A propósito das ligeiras notas biográficas do Prof SOUSA REIS, publicadas no último número da Revista de Química pura e aplicada (vol. xvi, 1924. pg. 250) ao dar a notícia do falecimento do sábio e infeliz químico, recebemos do Ex.mo Snr. EMÍLIO DIAS a carta que a seguir transcrevemos com toda a lealdade, folgando em, por esta forma, contribuir para esclarecer 8 verdade dos factos sôbre a análise das águas do Gerez a que a carta mais espacialmente se refere.

Vaga de morte, esta, que desceu pelas Universidades portuguesas, e, em pouco mais dum âno lhes cerceou três dos seus professores de química!.. . Foi primeiro, em Agosto de 1923, Ferreira da Silva. Chora-o ainda hoje a Universidade do Pôrto; chora-o ainda hoje a sciência portuguesa: é que éle fôra o Mestre, o maior, emprestando ao desempenho do seu cargo a flama de apostolado scientifico que tinha dentro do seu peito honrado. Depois coube a vez à Universidade de Coimbra e Alvaro Basto caiu, quando ninguém o esperava causando o seu desaparecimento uma profunda impressão geral: é que Alvaro Basto tinha sido uma consciência ao serviço dum alto sacerdócio. Ainda há dias Charles Lepierre me dizia da sua admiração, quando leu a 3.a edição, póstuma, das belas Noções de Análise quantitativa pelos métodos volumétricos, dignas realmente de serem traduzidas para a língua francesa, que ainda nos não oferece obra semelhante,