Prémio Luso-Francês

Com o objectivo de promover a química e a colaboração científica entre Portugal e França, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e a Société Chimique de France (SCF) acordaram estabelecer o Prémio Luso-Francês para o período de 2018-2021. As duas sociedades concordaram com os seguintes termos:

(I) A cada dois anos, uma sociedade selecionará e concederá o Prémio a um químico de renome que trabalhe no país da outra sociedade. A SCF concederá a um químico português e, no ano seguinte, um químico francês será concedido pela SPQ. A sociedade concedente proporá o nome do químico outorgado.
(II) O químico outorgado apresentará palestras em pelo menos três cidades diferentes do país da sociedade concedente, escolhidas de comum acordo. O objetivo é encontrar o máximo de interesses comuns e estabelecer colaborações próximas entre os dois países.
(III) A sociedade concedente facultará ao químico outorgado o pagamento de todas as despesas em viagem e alojamento local até 1500 euros, bem como um honorário adicional de 1500 euros para as palestras.
(IV) O subsídio deve ser anunciado algum tempo antes do início das palestras. O procedimento de seleção dos premiados deve ser feito de acordo com a agenda das duas sociedades. Em França, é anunciado até o final de junho e a agenda prevista para o próximo ano. Em Portugal, é anunciado no final de novembro e a agenda prevista para o próximo ano.
(V) A SPQ e a SCF pretendem continuar a colaboração após 2021 e entrarão em negociação adicional no devido tempo.