Capa
Série II / Anno 4 / Número 10-12
1919
Descarregar revista
A descoberta da radioactividade nas águas minerais, feita em 1902 por POCHETTI.NO e SELLA, atraiu as atenções de muitos investigadores. Em todos os países se tem feito grande número de trabalhos com o fim de determinar as emanações dos mais importantes caudais. ALLEN e BLITHSWOOD, em Inglaterra; NASXKI1 em Itália; BUMSTEAD e WHEELER, na América; HIMSTEDT, na Alemanha; LABORDE, CURIE e MOUREU, em França; MuSoz DEL CASTILLO, em Espanha, distinguiram-se, particularmente, nesta ordem de estudos.
7. - Determinações experimentais de k1 e k2. Os métodos de medida excogitados para determinar as mobilidades k1, k2 são muitos e os resultados obtidos por êles são bastante concordantes. 1) Primeiro método de ZELEKY (Phil. Mag., t. 46, p. 120, 1898)
1. Preliminar. Trata-se de uma especialidade farmacêutica constante dum líquido incolor, límpido, contido em empolas de vidro também incolor, com a fôrma de pequeninas garrafas, de gargalo comprido fechado à lâmpada, que trazem colada a seguinte etiqueta: «Farmácia....Cianeto de mercúrio: 0,01». No presente relatório, dou conta da análise a que procedi por me ter sido pedida.
D. JOSÉ CASARES GIL, que nasceu em Santiago de Campostela em 10 de Março de 1SG6, pertence a uma ilustre família galega desde há muito relacionada com a química. Seu avô era farmacêutico e seu pai, D. ANTÓNIO CASARES Y RODRIGO, catedráticc de química analítica na Universidade de Santiago, onde, além de ministrar um excelente ensino superior, se tornou conhecido por muitos trabalhos analíticos de responsabilidade, especial-mente relativos a águas minerais.
FERREIRA DA SILVA (A. J.). - A suposta salicilagem dos vinhos portugueses no Brasil (1900-1902). - Memórias, notas e documentos; ALVARO R. MACHADO (Dr.) - Organização do Estudo da Física; DENIGÈS (GEORGES) - Leçons d''analyse qualitative sur Ies Èlèments Mitallo''ides et Ieur principaux dèrivês; VIRGÍLIO MACHADO. - Elementos de Neurossemiologia clinica; Sociedade Espanola de Fisica y Quimica; Academia de Sciências de Lisboa. - Sessão pública de 2 de Junho de 1919; Academia de Sciências de Portugal. - Três opúsculos de 36, 20 e 28 pág. respectivamente;SENDERF.NS (M. 1''A.bbÉ J. B.). - Apreçu sur Ies rècentes mèthodes de Catalyse et Ieurs applications
Saneamento dos locais onde se manipula mercúrio;
Perdeu êste ano a Sociedade Quimica Portuguesa um dos seus inaif distintos membros - SEVERIANO MONTEIRO. Nascera em Lisboa em 185f e era filho de SEVERIANO ANTONIO MONTEIRO, e de D. LCIZA DA FONSECÓ MONTEIRO. Era engenheiro civil e Prof, de Química aplicada HoInstitutii ; Industrial e Comercial de Lisboa, EngenIieiro Chefe de Minas e Director Geral das Obras Públicas e Minas desde 1903 a 1911.
Foi umn preocupação de higiene urbana quo me conduziu descoberta do hidrogénio livre do ar, a estudar as rochas primativas, ò vulcanismo, a génese das aguas termais, a aperfeiçoar doseaynento do flúor, e a empreender o estudo do papel que d sempenha êste elemento nos sêres vivos.
«A Química é uma sciência francesa. Foi constituída por LAVOISIER, de imortal memória». Assim se exprimia em 1868 o ilustre alsaciano ADOLI''HO WURTZ, no célebre prefácio do seu Diciondrw de Química, o não parece quo depois de meio século de admiráveis progressos esta afirmação tenha perdido alguma fòrça e verdade. Que digo eu! 0 nome do LAVOISIER engrandece, aumenta incessantemente, à medida que a sciência evoluciona, por serem tão sólidos os alicerces estabelecidos, em menos t de quinze anos, por êste grande génio. Assim resplandeceram com todo o brilho através dos séculos, os PLATÃO, os BACON, os LEONARDO VINCI, os DESCARTES, os PASCAL, êsses gigantes do pensamento.
Corre o país de boca em boca que ó chegado momento de nos lançarmos em pleno lavor industrial, ou de morrermos á mão dos agiotas. No espírito popular, que aceita sempre as fórmulas mais simples, radicou-se como verdade indiscutível a necessidade duma pauta exageradamente proteccionista. Não nos parece que resolva o nosso problema económico: a vida excessivamente cara, a miséria de todos, não pôde gerar a riqueza da nação. Em nosso entender o que importa é, conhecidas as causas do mal estar económico, darmos balanço às forças productivas, para entrarmos etn acção decidida e serenamente.
A Revistade Chimica pura e applicada regista com profunda dôr e doloroso sentimento a morte do Conselheiro WENCESLAU DE LIMA, na idade de 61 anos. Após um curso brilhante doutorou-se em Filosofia Natural em 1882 e concorreu ao logar de professor da secção de Filosofia na Academia Politécnica do Pôrto, onde regeu Mineralogia e Geologia. Dentro em pouco tempo era também membro da Comissão dos serviços geológicos do país, onde fez trabalhos importantes.
PEREIRA FORJAZ (Dr. A.). - Tabelas para a determinação dos mineral; Boletim da Secretaria de Estado da Agricultura, publicado pela Direcção da Instrução Agrícola - ano I - n.º2 a 4 (Agosto a Outubro de 1918); N. R. CAMBELL. - La Thèorie Electrique Moderne1 ouvrage traduit par A. Convisy - Paris - A. Herjnann & File, 1919; J . FREDERICK SPENCER.- The Metals of the Rare Earths. - London, Longmans, Green and Co., 1919;