Capa
Volume 14 / Número 4
1972
Descarregar revista
Estudou-se a adsorção do ião cobalto de soluções aquosas contendo amonião por hidróxidos de alumínio recentemente preparados e envelhecidos, em vários valores de pH. A capacidade de adsorção é elevada para os dois hidróxidos sendo maior para os hidróxidos recentes do que para os envelhecidos, sendo no entanto para qualquer deles muito superior à da alumina a. Os resultados levam à conclusão de que o Co(II) é adsorvido pelos hidróxidos de alumínio na forma de complexos com NH3, admitindo-se que a ligação dos complexos com os grupos OH da superfície tenha lugar através do NH3 da esfera de coordenação do catião.
Apresenta-se uma nova teoria para as transições não-radiativas em moléculas aromáticas, baseada na possibilidade de tais processos ocorrerem por um efeito túnel dos modos de vibração C-H. O modelo apresentado está em bom acordo com vários dados experimentais.
Apresenta-se um modelo de traço das partículas ionizantes em meios orgânicos aromáticos condensados. Na elaboração do modelo têm-se em consideração os conhecimentos actuais sobre a natureza e evolução das actividades primárias produzidas pela irradiação. Considera-se que estas activações se distribuem no meio, segundo três tipos de regiões: o traço, os «blobs» e os «spurs». Deduzem-se ainda as expressões que definem a quantidade de energia da partícula primária que é transmitida a cada uma destas regiões. Os valores de alguns dos parâmetros que aparecem nas fórmulas apresentadas, são por sua vez discutidos.
Fez-se uni estudo do ataque do poli-(tereftalato-de-etileno) pela benzilamina, a diversas temperaturas, determinando-se a velocidade de cisão das ligações do polimero e a evolução do grau de polimerização médio numérico durante o ataque aminolitico. Interpretam-se os resultados coin base na estrutura, parte amorfa, parte cristalina do polímero.
Folhas secas e moídas de Heteropyxis natalensis Harv. foram destiladas por arrasto de vapor. O estudo analítico fez-se por cromatografia eni fase gasosa. Por este método e ainda por espectrofotometria I. V. e espectrografia de massa identificaram-se os seguintes componentes: a-pineno, benzaldeído, b-pineno linioneno, lineol, óxido de linalol, linalol, a-terpineol, geraniol, nerol, cinamato de metilo, sesquiterpeno PM = 204, cariofileno, (3-selineno, nerolidol, ledol (?), ftalato de butilo e palmitato de metilo.
Comparam-se as percentagens de azoto solúvel e o índice de tirosina nos extractos tricloro-acéticos a 4 por cento e a 12 por cento, obtidos com coalhadas, queijos frescos e curados, de proveniência laboratorial e artesanal (Serra e Serpa). As colheitas de amostra para análise realizaram-se 1h após a coagulação do leite, 1h após a salga (queijos experimentais), decorridos 3 a 5 dias (queijos regionais) e 1 a 7 meses de cura. Evidenciou-se também a fracção resultante do excedente obtido com a concentração a 4 por cento e discutiu-se o seu significado.
Já é tradição nestas actualidades fazer a análise dos trabalhos dos cientistas a quem foi atribuído o último Prémio Nobel. Se é verdade que nem toda a gente concorda com o critério da Comissão Sueca, não é menos verdade que se trata sempre de estudos de importância decisiva para o progresso da Ciência. O Prémio Nobel de Química de 1973 coube a Ernest Otto Fischer, da Universidade Técnica de Munich e a Geofrey Wilkinson, do Imperial College, de Londres que já acolheu muitos cientistas portugueses