Capa
Volume 5 / Número 2
1963
Descarregar revista
Efectuou-se a redução dos grupos C = C, C = C e C= O em alguns esteróides com NaH4B e Ni-Raney. Os produtos da reaccão dependem do agente redutor, tipo e posição do grupo insaturado na molécula. A redução do ácido 2-seleninico do derivado 1,4--dieno-3-ona por acção de Ni-Raney origina o composto 3-oldesseleniado da série cis. A mesma operação com NaH4B dá origem a um composto em que o grupo - SeO2H é transformado em -SeOH.
The interference of tantalum and niobium when tin is determined by iodate titration after reduction by iron and aluminium has been studied. Slightly high results are obtained in the presence of high amounts of niobium and slightly low results in the presence of high amounts of tantalum. A balance of errors permits one to obtain fairly good results when Ta and Nb amounts are similar. A modified method for tin determination in ores containing Ta and Nb is proposed.
It is shown, by simple theoretical means, that the formula empirically proposed by J. Saldik and A. O. Allen is the most advisable one for the equivalent atomic number of a complex target, at least for relativistic energies of the incident electrons up to a few MeV. R. H. Muller's formula may be regarded as a first approach, only suitable for targets not containing hydrogen.

Propõe-se um novo método para determinação espectrofotométrica de microquantidades de germánio, baseado na formação de um complexo corado com a hemateina. Este complexo forma-se nas proporções 1:2 e possui um máximo de absorvância a À = 580 mil,. A sensililidade óptima verifica-se a pH = 4,0 e em condições de trai alho devidamente seleccionadas podem dosear-se 0,025 a 1,5 p. p. m. de germánio.


Revêem-se, em forma critica, os modelos que têm sido apresentados para descrever a condutibilidade equivalente limite, adoptando-se o modelo derivado da teoria cinética. A parte experimental corresponde à determinação dos coeficentes de temperatura e pressão da condutibilidade equivalente de soluções de sais de tetralquilamónio em nitrobenzeno. Corn estes coeficentes calculam-se vários parâmetros termodinámicos que se comparam com a teoria.
Entre os factores externos que sabemos terem influência no comportamento dos contadores G. M. encontra-se a temperatura. Temos tido, várias vezes, necessidade de fazer determinações da actividade de amostras radioactivas a diferentes temperaturas. A dificuldade tem sido sempre torneada fazendo uso de um padrão que é medido nas mesmas condições da amostra, referindo
La possibilité de doser des sels d'uranyle et de molybdène en presence de l'acide D-tartrique (1) et d'augmenter la faible activité optique de celui-ci et celle de l'acide L-malique par la presence de ces métaux (2) et aussi du tungstène nous a porte à reprendre des travaux antérieurs sur des complexes hypothétiques, formes entre ces composes (3).
O autor deste artigo não é adepto da história das ciências, mas, há dias, o estudo de problemas macromoleculares colocou-o à frente de indicações acerca dum centenário da Química portuguesa, da maior actualidade.
No anfiteatro de Química da Faculdade de Ciências de Lisboa reuniu-se no dia 16 de Julho de 1963 a Sociedade Portuguesa de Química e Física (Núcleo de Lisboa), sob a presidência do Sr. Prof. Dr. KURT JACOBSOHN. Foi lida e aprovada a acta da sessão anterior.
A designação que o uso consagrou de «oração de sapiência» é a lição de abertura dum ano escolar universitário. É sob este ângulo que esta tem de ser ouvida.
A Federação Europeia de Engenharia Quimica anuncia a constituição do grupo de trabalho Géneros Alimentícios numa sessão que teve lugar em Francfort (Meno) em 29 de Março de 1963.
TECHNIQUES DES DENREES ALIMENTAIRES O serviço de imprensa da Dechema comunica a publicação deste volume, contendo 20 conferências do primeiro simpósio europeu sobre «Técnicas de Géneros Alimentícios», que teve lugar em Francfort (Meno) de 25 a 27 de Outubro de 1961, 34.' manifestação da Federação Europeia da Engenharia Química.