Capa
Volume 3 / Número 1
1961
Descarregar revista
No nosso trabalho estudamos as propriedades trocadoras de iões das lenhites, em função do pH. Temos utilizado, no nosso estudo, lenhites provenientes das Minas de Rio Maior, tratadas com ácido clorídrico e elevadas a pH conveniente. Nos ensaios realizados, verificámos que o poder de troca aumenta para valores crescentes do pH.
A explosão de bombas nucleares experimentais, e o funcionamento de reactores de estudo e industriais, fazem aparecer, no ar e nos cursos de água, radionuclídeos de períodos mais ou menos longos e de radiamento de mui diversas durezas. É de desejar, e é de crer, que a frequência das explosões atómicas vá diminuindo até se anular. Mas o perigo das contaminações radioactivas não desaparecerá, visto crescer constantemente o número de reactores nucleares em funcionamento nos diferentes países, e aumentar o número de aplicações dos radionuclídeos.
Enumeram-se os principais reagentes empregados em colorimetria do alumínio, dando especial atenção ao ácido aurinetricarboxílico. Em relação a este último estudam-se as condições de formação da laca em que se baseia a colorimetria e referem-se os métodos gerais de eliminação de interferências.
O conjunto de processos que podem ser agrupados sob a designação genérica de «migração diferencial», constitui actualmente a mais poderosa e versátil técnica de separação de que se dispõe em química. O desenvolvimento vertiginoso a que temos assistido nestes últimos anosdeste ramo da química, cujos primórdios se situam a cerca de 60 anos, mas cujo começo real se pode fixar a uns escassos 30 anos, pode avaliar-se pela citação de alguns dos mais notáveis sucessos obtidos por esta técnica.