Capa
Volume 1 / Número 2
1958
Descarregar revista
M. Lederer a réalisé avec la collaboration de l'auteur, un travail [1i]sur la ,détermination des valeurs de R,. de Be, Ge, Ga et In, en utilisantdes mélanges (1 :1) de n-butanol+C1H, et en faisant varier la concentrationde C1H. On a ainsi établi la concentration optima de C1H pourla séparation de ces 4 éléments.
Neste trabalho apresentamos uma sériede resultados do doseamento espectrográfico de alguns lantanídeos (La, Ce, Sm, Eu, Tb, Er) contidos num minério português.
Les techniques qui ant pour but la caractérisation des colorants organiques synthétiques employes dans les denrées alimentaires present, qulefois, defcultés rieudans l'yedméangs de coa colorants, surtout quand its se trouvent déjà incorporés dans les aliments.
No aspecto da determinação do teor em substância dérmica, destes curtidos, há que ter em conta a utilização, na operação de curtimenta, de substâncias azotadas, cujo conteúdo em azote se somará ao correspondente à substância pele. No caso apontado, é costume, pura e simplesmente, não tomar em consideração o teor determinado para a substância dérmica e, bem assim, como é lógico, o teor em tanino combinado, e portanto, também, o cálculo do índice de curtimenta.
Em 1877, D. I. Mendeieyev previa algumas das propriedades dos elementos de pesos atómicos aproximadamente 100 e 187, ou seja, doselmnt 43e75,baseando-se para isso na lei periódica por ele descoberta. Pouco depois S. Ke rn[3] (*) anunciava a descoberta de um lemento de peso atómico cerca de 100 e descrevia algumas das suas propriedades, tendo sido, os seus resultados confirmados mais tarde, em 1898, por G. Mallet [4] .
Quando há cerca de um ano tivemos necessidade de trabalhar com este medicamento neuroplégico:- o cloridrato de cloro-3 (dimetilamino-3'-propilo) -10-fenotiazina - recentemente introduzido no arsenal terapêutico e fizemos uma busca bibliográfica, deparámos com grande número de trabalhos farmacológicos e clínicos, mas quase não encontrámos descritos métodos de doseamento deste composto.
Não pode fixar-se, com precisão, a data remota em que o homem utilizou, pela primeira vez, o couro. Admite-se que na era dos glaciares, há cerca de 500.000 anos, já os homens primitivos se defendiam dos rigores do tempo envolvendo o corpo em peles de animais, abatidos para fins de alimentação ou mesmo com a finalidade exclusiva de os despojarem de um agasalho natural.