Capa
Série IV / Anno 4 / Número 4
1953
Descarregar revista
O primeiro fasciculo da R. Q. P. A., de 1953, abrangendo os dois números do primeiro semestre, exprime: Como introdução, a voz do sentimento, anunciando o centenário, natalício de Ferreira da Silva, a 28 de Julho, pela pena eloquente do Prof. Pereira tor jaz, e contendo a recordação dos amigos e cola-boradores mais íntimos; a voz da razão, pela própria pena, com alguns dos pensamentos mais imperativos da sua experiência; e o impulso da sua vontade, pela lição da sua vida e pela sugestão dos seus contemporâneos mais autorizados. E um programa completo.
Ferreira da Silva ocupou-se largamente da química farmacêutica, e do Beu ensino - por volta de 1908. Apreciou a reforma de 1902. Descreveu a sua visita à Faculdade de Farmácia de Madridacompanhado de Carracidol Baldomero Bonet, Casana, Qomes Pamo, Blas Lázaro, Marcelo Rivas, Joaquim Olmedilla e José Casares Gil.
São tantas e tão variadas as aplicações das águas nas instalações industriais que é difícil, senão impossível, uma visão de conjunto sobre o estado actual deste problema no nosso País. Nesta pequena nota apenas me referirei a certos aspectos relacionados com a qualidade das águas utilizadas. E do conhecimento geral que, conforme o seu emprego, há águas melhores e piores e que muitas vezes o seu uso sòmente será possível depois duma depuração conveniente. Ora o primeiro facto que podemos registar é o de muitos industriais não terem tido o cuidado de mandar analisar as águas de que se iriam servir, antes de tratarem da instalação das suas indústrias. Quantos dissabores e despesas não se poderiam evitar mediante esta pequena precaução que aconselharia, em muitos casos, a escolha de outro local onde as águas fossem de melhor qualidade.
As determinações da radioactividade das águas minerais portuguesas têm incidido sobre o teor de radão (Rn), de rádio (Ra) e de urânio (U), nada se conhecendo sobre a possível, ainda que pouco provável, presença do tório (Th) e sua emanação. Com poucas excepções, isto mesmo tem acontecido em relação com a hidrologia estrangeira. Radão - E sem dúvida o constituinte radioactivo mais vulgar das águas portuguesas e tem sido doseado em centenas de mananciais, em muitos dos quais se encontraram concentrações relativamente elevadas. Como se sabe, trata-se de elemento gasoso, produto imediato da desintegração do rádio, que manifesta uma actividade muito intensa e, por isso, se presta a medições de grande sensibilidade. Na tabela I vão indicadas quase todas as nascentes mínero-medicinais de Portugal conhecidas com teor da Ra superior a 1 m [iC / í.
Há perto de 40 anos, em 1896, que foi mostrada por Becquerel a radioatividade espontânea do urânio. Sabemos que as investigações que levaram a esta descoberta fundamental foram muito influênciadas pela descoberta dos raios X por Roentgen no ano precedente. Podemos agora olhar para trás com algum sentido da perspectiva e reconhecer a importância extraordinária da descoberta da radioactividade e a profunda influência sobre o nosso conhecimento dos áto-mos e a relação dos elementos que se seguiu a um estudo detalhado dos corpos radioactivos.
IX Conselho de Química do Instituto Internacional de Química, Solvey. Foi publicado o volume «Les Proteines» contendo os relatórios discutidos neste «Conselho» que teve lugar em Bruxelas de 6 a 14 de Abril de 1953. Simpósio sobre pironas. - Promovido pelo «Universety College» de Dublin e pelo «Institute of Chemistry» da Irlanda realisa-se 12 a 14 de Julho de 1955 um simpósio sobre os recentes progressos da química das pironas naturais e compostos com elas relanaciodos.
Livros e revistas recebidos
Do Representante da Sociedade Portuguesa de Qufmica e Física no XXVI Congresso Internacional de Química Industrial e na constituição da «Federação Europeia de Engenharia Química» a 20 de Junho de 1953 na casa da Química em Paris.
Instituto Brasileiro de História de Medicina - Actividades de sua última reunião - Comemorado o centenário do Professor Ferreira da Silva - Discurso do Professor Luiz de Faria; Reuniu-se o Instituto Brasileiro de Histórda da Aledieina, em sessão presidida pelo professor Ivolino de Vasconcelos e secretariada pelos Drs. Ordival Gomes c Mário Ferreira França, na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, para a comemoração dos centenários dos Professores Francisco de Paula Valladares, Ferreira da Silva e Miguel Servet.