Capa
Série IV / Anno 4 / Número 3
1953
Descarregar revista
A data de 28 do corrente regista a passagem do centenário do nascimento do Conselheiro Ferreira da Silva. Quis o meu eminente amigo Professor Abílio Barreiro, com a sua prover-bial fidalguia, juntar ao coro das grandes homenagens a serem prestadas ao maior químico de Portugal - A Voz do Brasil. Em face de convite tão honroso não havia recusá-lo. De facto, mantive com o Mestre um intercâmbio só interrompido pela morte.
Prosseguindo o Plano de Pesquisas apresentado ao Conselho Nacional de Pesquisas referente à análise de feijões, passamos a dar os resultados dos trabalhos concernentes a mais dois dos integrantes dos Minerais existentes nesses leguminosos (largamente, usados na Alimentação, em todo o Brasil): o Fósforo e o Cálcio. Do ponto de vista químico analítico, é importante o conhecimento do teor de Fósíoro nos feijões, quando se doseia o Ferro,
Durante os últimos 5 anos não houve nenhuma diminuição da actividade científica no mundo. Pelo contrário, tem havido progressos importantes no campo da «física nuclear» com surpreeddente rapidez. Cada passo em frente tem aberto novos campos de exploração, e com velocidade febril aparecem cada dia tentativas felizes descobrindo novos factos e relações. A frequência dos anúncios de novas descobertas quase os desactualiza quando atingem o conhecimento do leitor.
Livros e revistas recebidos
Nota da Redacção: Chama-se a atenção para alterações possíveis das normas ao passarem de «Inquérito Público» a «Normas Provisórias». Há, pois, conveniência em con-sultar as últimas na Repartição de Normalização da I. G. P. A. I., Av. de Berne, 1 - Lisboa.
Química orgânica. Autorizado Francisco Bento de Gouveia nos termos da Base III da Lei n.° 1956, de 17-5-937, e não com exclusivo nos termos da Base VI da mesma Lei, como pediu, a instalar no País a indústria do fabrico de uma bebida à base do mosto da uva, sob as seguintes condições
Sessão Administrativa Ordinária (1.* convocação). Aos trinta dias
Missa de sufrágio. No dia 28 de Julho último, pelas 10 h., 30 m., na Igreja de S.to Ildefonso houve missa de sufrágio mandada rezar pela Família Ferreira da Silva. Ajudou o antigo funcionário do Laboratório Quí-mico, António Lourenço dos Santos. No fim da missa o Pároco Celebrante fez o elogio de Ferreira da Silva. Assistiram, além da Família Ferreira da Silva, o Reitor, vários pro-fessores e funcionários da Universidade, a Direcção e vários Sócios da Socie-dade de Química, D. Aida Aguiar Côrte Real, D. Inês Salgado, o Director do Instituto do Vinho do Porto o muitas outras pessoas.