Capa
Série IV / Anno 2 / Número 1
1951
Descarregar revista
Tomo a liberdade de recordar que passou este ano (I960), a 8 de Outubro, o centenário do nascimento de HENHI LE CHATELIEE e a nossa pobre Sociedade, tão modesta nas suas possibilidades materiais, como ambiciosa nos seus objectivos espirituais não podia deixar de recordar esta data do nascimento dum dos maiores químicos contemporâneos.
A vitamina E tem sido considerada uma mistura dos três tocoferóis, a,b e Y (vitaminas E1, E2, E3), com predomínio activo do pri-meiro (C29H50O2, derivado do cromano ou benzopirano), obtido, por síntese, na escola do KABBEB, por volta de 1938 (1). A sua unidade internacional (U. I.) corresponde a 1 mg do acetato de tocoferol racé-mico sintético (acetato de dl-a-tocoferol).
Instituto Português-Peruano de cultura. Em 2 de Março corrente inaugurou-se na Legação de Peru em Lisboa esta Simpática Instituição na presença dos Senhores: Ministro'' da Educação; Dr. Jorge Mac Lean, Ministro de Peru ; Dr. Júlio Dantas, presidente da Academia de Ciências e daquele Instituto, etc.
Livros e revistas recebidos
Sessão Administrativa Ordinária (1.« convocação). Aos 16 dias do mês de Janeiro de 1951, reuniu-se no Anfiteatro de Química da Faculdade de Ciências, o Núcleo do Porto da S. P. Q. F., sob a presidência do Prof. Dr. Abílio Barreiro, secretariado pelos Prof. Armando Laroze Rocha e engenheiro Custódio Guimarães. Aberta a sessão às 18 horas, verificou-se, em harmonia com o disposto no artigo 13.0 dos Estatutos, não haver número legal de sócios para funcionar a assembleia. Por este motivo o Presidente marcou nova reunião para o dia 19 do corrente mês às 17 horas, como está mencionado na convocação.
A actividade da Comissão Administrativa que hoje vem depor o seu mandato nas mãos da assembleia geral da nossa Sociedade quase se limitou a congregar os esforços dos seus Ilustres Consócios e colaboradores na publicação regular na Revista de Química Pura e Aplicada. Por intermédio do Sr. Professor Villemar, director do Instituto Francês no Porto, tivemos uma notável conferência de Mademoiselle Marguerite Cordier, professora do Instituto francês em Barcelona, sobre a «Teoria Moderna da Valência» que foi publicada no número 2 da quarta série da nossa Revista.