Capa
Série III / Anno 11 / Número 2
1936
Descarregar revista
A Ex.ma Câmara do Porto, no intuito de facilitar a visita às nossas Colónias a estudantes da nossa Universidade, resolveu subsidiar as despesas de viagem a dois alunos, custeando as passagens. Quis o acaso que eu fosse concorrente ao prémio oferecido e o acaso quis ainda que eu fosse um dos premiados. A Ex.ma Câmara do Porto e seu Ilustre Presidente, Ex.mo Snr. Dr. Alfredo de Magalhães, deixo exarados os meus mais sinceros agradecimentos pela oportunidade que me ofereceram de conhecer o nosso Império Colonial com as suas necessidades e as suas realizações.
Nao pretendemos fazer o estudo completo dos leites consumidos no Porto, fornecendo elementos definitivos sobre o seu valor. Queremos principalmente - e este pequeno trabalho quási não tem outro objectivo - publicar os resultados colhidos num certo número de análises de leites de consumo, feitas nos laboratórios da Faculdade de Farmácia, sob a direcção do Prof. Sr. Dr. Manuel Pinto. Dos números, que são poucos, não seria lícito tirar conclusões definitivas sobre o valor dos leites consumidos nesta cidade. Tal trabalho, assente em análises feitas sobre um grande número de análises, necessitaria de um demorado e estreito estudo a que não nos propusemos. Na ideia de que há sempre alguma coisa de útil em trabalhos desta índole, foi que nos atrevemos a trazer a público estes resultados e, por tal motivo, os consideramos como um subsí-dio ao estudo do leite do Porto.
I - Análises de sardinhas frescas - No Laboratório do Consórcio Português de Conservas de Peixe, com a excelente colaboração, da Sr.a D. ELVIRA RODRIGUES, licenciada em Farmácia, procedemos a análises mensais completas, industrialmente falando, de sardinhas frescas, prèviamente descabeçadas e desvisceradas, como a indústria das conservas as utilisa
Mencionam-se os métodos mais importantes de análise quantitativa do ião F- e faz-se referência especial aos métodos recentes de Willard e Winter e aos colorimétricos baseados na reacção de de Boer. Descreve-se a técnica seguida na aplicação dêstes processos a algumas águas minerais e dá-se conta dos resultados assim obtidos.
Da apresentação do conferente feita pelo Snr. Presidente do Núcleo do Pôrto, Prof Dr. Alberto de Aguiar, destacamos o seguinte extracto: . . . estamos em face dum trabalhador, dum estudioso e dum técnico que, simpatisante do meio português, aqui fixou residência há 4 anos. Esta permanência, em estudo activo e continuamente investigador, permitiu-lhe apreciar e valorisar o estado actual das indústrias químicas portuguesas e conhecer os valiosos recursos que o pais lhe fornece para a sua expansão ou para a exploração de novas riquezas, no sentido do fomento económico português.
Outra nota sôbre o método pela acetona para a determinação do ácido sulfúrico e sais tampões em couros de cortume vegetal; A determinação da «acidês» dos couros de cortume vegetal pelo método de acetona; Sôbre uma modificação na execução do doseamento da acidês de couros cromados segundo o método Meunier-Chambard, no caso de couros tingidos; A colheita de amostra de couro para análise; Contribuição para a microquimica dos metil-xantídios (cafeína, teobromina, teofilina); Doseamento do arsénio nas terras; Método de ensaio dos ben-zoatos e dos salicilatos alcalinos; Sôbre a intoxicação experimental pelo chumbo metálico; Sôbre uma nova reacção corada sensível da ureia
União Internaciona de Química. A XI Conferência da União Internacional de Química realisar-se-á em Lucerna de 16 a 22 de Agosto próximo. Conferência Mondial da Energia. Realiza-se em Washington, de 7 a 12 de Setembro dêste ano a terceira reünião plenária da Conferência Mundial da Energia. O tema geral dêste congresso será: as economias nacionais da energia. Congresso Internacional do Bnsino Técnico. Êste congresso efectuar-se-á, êste ano, em Roma. Em virtude da situação internacional, a data da sua reali-zação, marcada primitivamente para o mês de Maio, foi adiada para mais tarde, provavelmente para Setembro. O XVI Congresso de Qnfmica Industrial. Êste congresso realizar-se-há de 18 a 24 de Outubro dêste ano, em Barcelona. BxpOSiç&O da protecção na oficina. É êste o título duma exposição a realizar em Paris de 10 a 16 de Junho dêste ano e organizada pela Société de Chimie Indus trielle. Compreende as secções seguintes: higiene industrial, protecção aos operários e defeza da oficina contra o perigo aero-químico e protecção aos operários em caso de guerra. Realizar-se-hão várias conferências. 2. a Assembleia geral da «Dechema Deutsche Gesellschaft fur Chemisches Apparatewesen» Esta reünião realisar-se-á em Munich a 10 de Julho do ano corrente na ocasião da Assembleia Geral da Associação dos Químicos Alemães.
Sessão científica ordinária de 16 de Janeiro de 1936 Presidente - General Aquiles Machado. Secretário - Coelho Gonçalves. Sócios presentes - Drs. Pereira Salgado, Mastbaum, Pereira Forjaz, Cirilo Soares, Eng. Eduardo Silva, Capitão Veiga Mata, Drs. Xavier de Brito, Manuel Valadares, D. Branca Edmée Marques, D. Maria Angélica Fortes, Borges de Almeida e Kurt Jacobsohn. Aberta
Livros recebidos