Capa
Série III / Anno 10 / Número 1
1935
Descarregar revista
Inicia-se com êste número o xxv volume da R. Q. P. A. inaugurada tão brilhantemente em 1905, sob o impulso animador e persistente do grande Mestre e Mestre dos químicos portugueses, Prof. Dr. António Joaquim Ferreira da Silva. «A publicação periódica e regular duma revista portuguesa de química, dizia êle então, torna-se uma urgente necessidade».
SINONÍMIA CIENTÍFICA: VELOCIDADE, RAPIDEZ, CELERIDADE A Sociedade Portuguesa de Química e Física várias vezes, desde a sua fundação, se tem ocupado de questões de nomenclatura e notação físico-química, quer postas colectivamente, quer postas por alguns dos seus membros, e de que o órgão da Sociedade na imprensa, a Revista de Química Pura e Aplicada, tem dado notícias. Nós mes-mos, embora nos sintamos falbos de competência filológica para resolver tais questões, algumas temos apresentado, ao mesmo tempo que nos temos prontificado a colbêr os elementos ao nosso alcance para as esclarecer.
Temos em vista, neste artigo, indicar resumidamente o que até hoje se pôde averiguar com respeito à importância que tem nas águas de consumo o ácido carbónico dissolvido e, sem nos alongarmos em considerações de ordem teórica, desejamos sobretudo encarar aqui o lado prático desta questão. Sem nos importarmos, por agora, do mecanismo físico-químico das corrosões (e o ácido carbónico somente ou quási somente interessa pelas suas propriedades corrosivas) vejamos em que condições e sobre que materiais de construção é que êle pode actuar desfavoravelmente.
ÁLVARO MACHADO - Lições elementares de física experimental - Elementos de física geral
M. M. L. JEAN - Método de doseamento de pequenas quantidades de iodetos. Aplicação ao doseamento de pequenas quantidades de diferentes metais 32 LEMARCHANDS & LE VIET KHOA - Estudo crítico do Método Hidrotimétrico 33 LEMOIGNE, BESVEAUX e MONGDILLON - Nota sôbre o valor do método de Kjeldahl ; P. ANNE - Comparação do método de Kjeldahl com o de Dumas para alguns produtos agrícolas; J. BARLIE - O doseamento da rancidez nas farinhas, sêmolas e massas alimentícias; HENRI BROUSSE - Reacções de hemólise. Reacções de floculação para o soro-diagnóstico da sífilis; IONESCO-MATIN e M. SANDOVICI - Contribuição para o estudo da alteração dos produtos medicamentosos pela determinação do pH
Pelo decreto 24526, de 6 de Outubro de 1934, foram estabelecidos novos programas de ensino secundário, para entrarem em vigor no ano lectivo de 1934-1935 em todas as classes dos liceus. Damos aqui informações sobre a índole dos programas de física e de química, por serem estes de especial interesse para os leitores da Revista. Tanto os programas de física como os de química do curso geral foram redu-zidos no quantitativo das matérias, sofrendo as matérias restantes algumas alterações na ordem.
O decreto N.0 24.676, de 22 de Novembro, promulga um novo Regulamento dos Liceus Normais, bem como programas para Exames de Admissão a êsses liceus, dizendo-se no curto preâmbulo desse decreto que ele se basea nos traba-lhos efectuados por uma Comissão oficialmente nomeada para estudar o assunto, por às Instâncias Superiores da Instrução Pública terem sido formuladas diferentes reclamações sobre a imprecisão de programas anteriormente em vigor para os Exames de Estado dos candidatos ao magistério licea
Iniciou a sua publicação em Janeiro do corrente ano o Órgão Mensal de Informações do «Centro de Documentação Química», « Nouvelles de la Chimie ». Esta publicação oferece grande interêsse a todos os que se dedicam à química quer teórica quer aplicada, permitindo encontrarem-se ao corrente do movimento químico moderno sob os mais variados aspectos.
Montpellier, Faculdade milenária, uma das mais antigas da França e mesmo da Europa, com gloriosas tradições científicas ('') e que desde 1906 vinha desenvolvendo notável actividade no sentido de acompanhar e fomentar o programa do ensino médico e da Química nos seus vários aspectos termoquímicos, espectrográficos, electroquímicos, etc., acaba de ver coroados os seus esforços com a inauguração, em 6 e 7 de Janeiro dêste ano, de vários Institutos de especialisação médica, entre os quais o da Química é digno de menção nesta Revista.
XV. Congresso de Química Industrial. De 22 a 28 de Setembro do ano corrente realiza-se em Bruxelas o XV Congresso de Química Industrial durante o qual baverá excursões e visitas a instalações industriais. As commnicações a apresentar deverão ser enviadas até 15 de Julho ao Secretariado do Congresso no Boulevard Maurice Lemonnier 132 - Bruxelas. XII. Congresso Internacional de Farmácia. Realiza-se em Bruxelas de 30 de Julho a 6 de Agosto do ano corrente. Os pedidos de informação devem ser dirigidos a: XII Congresso Internacional de Farmácia, 3 R.ue du Gouvernement Provisoire - Bruxelas. IV. Congresso Internacional Técnico e Químico das Industrias Agrícolas. Realiza-se em Bruxelas de 14 a 28 de Julho do corrente ano. V. Congresso de Química Biológica. Tem lugar em Bruxelas de 23 a 25 de Outubro do ano corrente. Informações: Boulevard Maurice Lemonnier 132 a Bruxelas.
Está de luto esta Revista e a Soc. de Química e Física, de que é órgão, pelo falecimento em 18 de Janeiro deste ano, com 87 anos, do Prof. EMANUEL PATERNO, Marquez de Susa, Senador e Vice-Presidente do Senado, Prof, da Universidade de Roma e um dos mais ilustres dos nossos sócios honorários, votado e aclamado em sessão de 19 de Maio de 1917 por proposta do então Presidente da Sociedade, Dr. Ferreira da Silva, seu amigo e admirador.
Vimos hoje apresentar a V. Ex.as e submeter à Vossa apre-ciação o relatório e contas da gerência relativos ao ano de 1934. Os factos mais dignos de menção na vida da Sociedade durante o ano a que se refere êste Relatório podem avaliar-se pelo seguinte resumo da sua actividade.