Capa
Série III / Anno 5 / Número 1-2
1930
Descarregar revista
Em 7 de Novembro do ano findo (1929), celebrava-se em França o Centenário do nascimento do eminente químico Paul Schützenberger, membro do Instituto, Professor do Colégio de França, Director da Escola de Física e Química de Paris. Mais de três mil pessoas enchiam o grande anfiteatro da Sorbonne e o Presidente da República, rodeado por Ministros, diplomatas, representantes de agremiações scientíficas e industriais francesas e estrangeiras, presidiu à sessão que revestiu a maior solenidade.
A dois quilómetros de Miranda do Corvo, a estrada nacional que vai de Segade à Barquinha corta um grande afloramento de uma rocha verde-claro, encaixada numa formação chistosa. A análise química desta rocha é o objecto do nosso trabalho.Começamos por fazer a análise espectroscópica da rocha, visual, num espectrómetro graduado em comprimentos de onda, de Hilger, Analisamos o espectro de arco obtido com eléctrodos de carvão (Hilger) depois de introduzir numa cavidade aberta no carvão inferior uma pequena porção da rocha pulverizada.
Antes da fundação da nacionalidade, no sec. XII, já se fazia olivicultura na Extremadura, Beira e Alentejo, a qual constitui hoje um dos ramos de exploração agrícola de maior importância. Como disse o Prof. Bento Carqueja no VII Congresso Internacional de Olivicultura, em Sevilha, de 5 a 19 de Dezembro de 1924, '' existem azeites portuguezes tão famosos pelas suas qualidades intrín-secas, que é de espêrar que num praso não muito longo, os azeites de Portugal adquiram um logar de preferência nos mercados mundiais». (Actas, p. 285).
Supunhamos que temos um volume V duma solução duma substância A no solvente 1, e que êsse volume contém o pêso a da substância. Supunhamos que queremos extrair esta substância de 1 com o solvente 2, e que dispomos dum volume Vi de 2. O que será mais conveniente: empregar duma só vez todo o volume Vi ou dividi-lo em fracções e operar separadamente com cada uma delas?
A determinação da acidez total com a soda cáustica e feriolftaleína nada nos diz sobre a acidez rial duma cerveja (l). Em primeiro lugar, as proteínas existentes na cerveja em solução coloidal estão combinadas com uma grande quantidade de ácidos que, pouco a pouco, na determinação da acidez total, vão cedendo ao álcali titulante. Estes ácidos não se encontram dissociados e, portanto, não dão origem a hidrogeniões. Em segundo lugar, a existência na cerveja de uma quantidade importante de fosfato primário, dificulta qualquer conclusão sobre a quantidade de hidrogenião presente.
A análise química duma rocha (2), recentemente feita no Laboratório Químico da Universidade de Coimbra e publicada juntamente com o nosso trabalho, permitiu-nos constatar que a identificação qualitativa de 0.15% de crómio numa rocha que contém ferro e alumínio é delicada seguindo a marcha sistemática da análise, e muito nítida pela observação visual do triplete caracterís-tico (5208.4, 5206.0, 5204.5 A.); pelo contrário, a identificação de 0.15 % de níquel, na mesma rocha, é extremamente fácil seguindo a marcha da análise (NiS e dimetilglioxima niquélica) e pouco nítida pela observação da risca visível mais sensível 5476.9 A.
Referimo-nos à rocha niquelífera que é objecto de estudos publicados neste número da Revista de Química. Análise espectroscópica. São visíveis a risca 4823.5 A. (visível com 0.007 % de manganésio), o grupo 4783.4, 4766.4, 4762.4, 4754.0 A. (visível com 0.05 % de manganésio) e, menos nitida-mente, os grupos 6021.8, 6016.6, 6013.5, e 4034.5, 4033.1, 4030.8 A. (visíveis com 0.05 %)• Não é visível o grupo 4739.0, 4727.5, 4709.7 (visível com 0.5 % de manganésio).
O ácido acetilsalicílico é o derivado ester acético do ácido salicílico, a que corresponde o pêso molecular 180 e a fórmula química de constituição CH3.CO.O.C6H4.CO.OH. Prepara-se fazendo actuar anidrido acético sobre ácido salicílico à temperatura de ebulição ou tratando êsse ácido com cloreto de acetilo a uma temperatura próxima de 80°. A purificação faz-se por cristalização de clorofórmio ou de outro solvente não aquoso apro-priado e de preço menos elevado.
O conhecimento dos progressos realizados nos Laboratórios das Faculdades de Sciências, Medicina, Engenharia e Farmácia desta Universidade e nos seus estabelecimentos anexos, levou-me, depois de ouvidos alguns professores, a apresentar ao Senado Uni-versitário, que unânimemente as apoiou, as bases da representação que tenho a honra de. dirigir a V. Ex.a.
RESUMO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS DOS MESES DE JANEIRO , FEVEREIRO , MARÇO, ABRIL, MAIO, JUNHO