Capa
Série III / Anno 4 / Número 4
1929
Descarregar revista
Barcelona, 13-19 de Outubro de 1929. A realização do Congresso de Química Industrial em Barcelona, em Outubro de 1929, o nono dos promovidos pela «Société de Chimie Industrielle», foi devida à brilhante conferência sobre as indústrias químicas em Espanha, pronunciada em Paris pelo Sr. D. António M. Llopis y Galofré, presidente da Câmara Nacio-nal das Indústrias Químicas Espanholas, em uma das sessões men-sais daquela importante e activa colectividade.
Na viagem de estudo que fiz no estrangeiro encontrei, entre outros, dois institutos modelares, que, se não houver possibilidade de serem copiados textualmente para Portugal num futuro próximo, da sua organização podem tirar ensinamentos os nossos dirigentes da Instrução pública, exemplos e incentivos os directores de esco-las e laboratórios. Refiro-me ao Instituto de Óptica de Paris e ao Instituto do Pinheiro de Bordéus. Parece-me interessante e oportuno apresentá-los aos leitores da «Revista de Química Pura e Aplicada».
Tendo a Comissão de Reforma da Nomenclatura de Química Orgânica, emitido em suas sessões de 18-24 de Julho de 1928, em Haia, o voto de que o Relatório do seu Comité de trabalho fôsse publicado em todos os jornais de química, transcrevemos na integra, conforme prometemos no número anterior desta Revista, o Relatório, com as emendas da Comissão, inserto por Mr. Holleman, Presidente do Comité, no número de Novembro de 1929 do «Bulletin de la Société Chimique de Frances (4.a série, t. XLV, 1929, pág. 973-988).
LUCIEN SEMICHON E MICHEL FLANZY - O doseamento do ál-cool nos vinhos por oxidação crómica. Os autores depois de várias considerações apresentam as conclusões a que chegaram como resultado das observações realizadas sôbre a oxidação do álcool etílico pela mistura crómica. Baseados sôbre essas conclusões apresentam um método de doseamento do álcool cujo princípio consiste na sua transformação em ácido acético, preconisando a seguinte técnica para o ensaio:
Recebemos da « Achema » com pedido de publicação mais os seguintes informes relativos à exposição «Achema Vis. De 13 de Novembro: Acabam de dar a sua adesão à «Achema VI» as seguintes firmas importantes: «So" ciedade A. Borsig de Berlim» - «Tegel» - «Acieries Réunies de Dortmund» - «A Sociedade da indústria do chumbo», antiga Jung e Lindig, de Freiberg em Saxe - e a «A-L. G. Dehne de Halle» (Salle) especializada na construção de filtros prensas.
O Tratado de biocoloidologia do notável investigador, de cuja obra scientifica já demos nesta Revista uma pálida idéa inicia-se pela publicação do 1.0 e 2.0 fascículos do 1.0 tômo, versando a Pratique des colloides, como 2.a edição da Théorie et pratique des colloides en biologie et en Me''dicine (Paris, 1923) já esgotado.
Decorreu a vida da Sociedade no ano que hoje se encerra, sem factos de vulto que exaltem a sua função ou amesquinhem a sua existência. Mantem-se a indiferença e desinterêsse dos últimos anos, conseqüência da crise scientifica que atravessamos e, se não fora o esforço e boa vontade dum grupo que, embora pequeno, animou as sessões da Sociedade e imprimiu a esta a necessária vitalidade para não sossobrar, bem teríamos de declarar nesta altura a falência duma iniciativa, creada com tanto entusiasmo e tanta fé, sob os mais nobres intuitos de progresso e desenvolvimento scientífico e que os que nos hão-de substituir não deixarão morrer, aguardando com absoluta segurança de êxito o despertar ou eclosão de energias latentes na consciência dos químicos e físicos portugueses.
"As pressões estão expressas em milibares (1 mb = 0,75 m/m) e unicamente reduzi-das a 00. As temperaturas média, máxima e mínima são determinadas por termómetros colo-cados num abrigo inglês à altura de 1,5m acima do solo. Os termómetros de relva estão expostos à acção dos raios solares. As velocidades média e máxima do vento são determinadas por um anemómetro do tipo Robinson, utilisando-se um anemómetro StefFens de pressão para determinar a rajada máxima e o respectivo rumo. As leituras da chuva e evaporação indicadas são feitas todos os dias às 9 horas da manhã e referem-se às 24 horas antecedentes."
Índice seguido dos Artigos e notas diversas do vol. XIX
Índice alfabético dos autores do vol. XIX
Índice alfabético das matérias do vol. XIX