Capa
Série I / Anno 8 / Número 7
1912
Descarregar revista
Na ausência dos Srs. Presidente e Vice-Presidente, o Sr. Charles Lepierre abriu a sessão ás 21 horas e meia, servindo de secretários os Srs. Mastbaum e Cardoso Pereira. Assistiram os Srs. Conselheiro Sottomayor, Dr. Ponte e Souza, Jardim, Abel de Carvalho, Veres, Barros, Dr. Lehrfeld, Serrano Pedrero, Brito e Cunha e tres socios agregados. Mais tarde compareceu o Sr. Vice-presidente Conselheiro Achilles Machado.
A Sociedade Chimica Portugueza na sua sessão de 26 de Abril, resolveu chamar a atenção dos poderes públicos para os inconvenientes que resultam da Venda de petroleos de ponto de inflamação excessivamente baixo, para uso dos candieiros. Efectivamente, nos últimos tempos teeni sido frequentes entre nós os acidentes - incêndios, ferimentos, mortes - motivados pela qualidade inferior dos petroleos de iluminação.
A Sociedade Chimica Portugueza, tem por objectivo radicar, cultivar e desenvolver em Portugal o estudo da sciencia chimica. Assim o diz o seu artigo l.° dos estatutos. Na brilhante alocução inaugural proferida pelo nosso respeitabilissimo presidente, o Ex.mo Sr. dr. Ferreira da Silva, tivemos occasião de ouvir, pela sua voz auctorisada, o papel importante que representam no ex-trangeiro as sociedades chimicas que contribuem poderosamente para o desenvolvimento das industrias chimicas dos paizes onde ellas se fundam.
Tendo sido encarregado pelo meu estimado mestre, o Ex.mo Sr. Charles Lepierre, de fazer a analyse de Tripoli (silica fossil, kieselguhr dos allemães e tripoli dos francezes) e achando interessante dar conhecimento da analyse d''esse producto, venho dar conta dos resultados que obtive.
A analyse a que nos referimos na sessão de 22 de março d''este anno (Cf. esta Revista, n.° 4, pag. 102), a proposito da interessante communicação do sr. Prof. LEPIERRE, é d''uma amostra de petroleo, em bruto, da parte sueste da Ilha. Eis a copia do boletim da analyse que foi requisitada ao Instituto Pasteur de Lisboa por um proprietário de S. Thomé, tendo sido intermediário o nosso amigo e consocio, o sr. Antonio Bello
A noticia que já foi dada n''esta Revista, t. VII (1911), p. 78. sobre a historia d''esta commissão, accrescentamos alguns documentos, que a completam. O 1ª a Portaria de 13 de dezembro de 1895, que creou uma «commissão de unificação dos processos de analyse dos vinhos e azeites», que é a predecessora da «commissão permanente» actual. Eis o theor d''essa portaria...
Je n''ai pris que quelques-uns des composés bien connus; cependant parmi eux il y a 10 éléments dont chacun a deux poids équivalents distincts, puis4 des éléments ont chacun trois poids équivalents et un autre (le carbone) se manifeste comme ayant cinq poids équivalents différents. On pourrait même aisément en montrer bien plus.
Sociedades chimicas No relatorio apresentado á Associação internacional das sociedades chimicas, reunida em Berlim no mez de abril ultimo, o professor OSTWALD apresentou a seguinte estatística dos socios das diversas sociedades chimicas que fazem parte da associação.