Capa
Série I / Anno 8 / Número 4
1912
Descarregar revista
O Sr. Presidente, Conselheiro Ferreira da Silva, abriu a sessão ás 21 horas, servindo de secretários os Srs. Mastbaum e Cardoso Pereira, e achando-se presentes os Srs. Cons. Achilles Machado, dr. Alvaro Basto, Rebello da Silva, Castanheira das NeVes, Amando Seabra, Lepierre, Sadorge, Dr. Theodoro Lehr-feld, Correia dos Santos, Simões de Carvalho, Brito e Cunha e quatro socios aggregados.
I. Tive, ha tempos, ensejo de proceder á analyse dum oleo mineral africano. E'' o resumo das minhas informações que apresento e que constituem apenas uma modesta contribuição para o estudo dos productos portugueses. Segundo as informações colhidas o dito oleo nasce á beira-mar na freguezia da Guadalupa, Ilha de S. Thomé. O eminente geologo Paul Choffat não tinha conhecimento desta formação. Apresenta uma côr acastanhado escura; tem o aspecto e cheiro dos oleos mineraes empregados para a lubrificação.
Comparando os derivados metailicos do acetyleno com os dos outros carbonetos de hydrogenio revelam-se immediatamente entre elles notáveis dessimilhanças. Tendo-se ocupado d''elles BERTHELOT em 1866, a proposito dos seus trabalhos fundamentaes sobre o acetyleno, considerou-os desde logo como fazendo um grupo á parte, e especial, de radicaes metailicos compostos.
Em 22 de outubro de 1911, pela tarde, chegou a Lisboa o vapor allemão «Oldenburg» com uma carga de pyrite ferrica, tendo tido uma Viagem perigosa de Huelva até este porto e pedindo uma Vistoria do navio e da carga por peritos náuticos.
E porque a dignidade e importancia social da sciencia são tamanhas, causa extranhesa, e é motivo de pesar, consignar o facto real da quasi ausência de nomes portugueses no livro de honra, onde se inscrevem os investigadores das leis naturaes. Não temos vivido a vida de laboratorio; somos forasteiros na nova obra da exploração da natureza; por causa da nossa esterilidade, limitamo-nos a meros copistas da obra dos outros povos onde se tem acclimatado a alta cultura, que é a que hoje ser-ve para qualificar e valorizar as nações.
Le professeur Lassar-Cohnpublie dans Ie numéro du 15 juin 1911 de «Aus der Natur» un article important sur 1''alcool dénaturé obtenu par Ies eaux de résidus de fabriques de cellulose au sulfite. Voici un résumé de cette intéressante étude. Dans quantités de bois, par exemple, dans celui du sapin, on trouve du Sucre; seulement la quantité en est parfois beaucoup trop faible pour pouvoir donner lieu à uns exploitation directe.
Ha quatro annos um eminente professor allemão e chimico de primeira plana, A. W. Hofmann, ao terminar uma elegante e extensa biographia de JOÃO BAPTISTA ANDRÉ DUMAS, dizia, fazendo a synthese da obra d''este sábio illustre: Tal se desenrola a nossos olhos uma vida brilhante, uma vida fiel á sciencia e consagrada aos grandes interesses da humanidade.