Capa
Série I / Anno 8 / Número 1
1912
Descarregar revista
Sendo manifesta a conveniência de promover e incitar entre nós os estudos chimicos, quer no domínio de sciencia pura, quer applicada, e interpretando o sentir de alguns eminentes e zelosos cultores d''aquelles estudos, rogo a V. Ex.3 que se digne comparecer á reunião preliminar dos socios fundadores que, para o fim de discutir e votar o projecto dos Estatutos da Sociedade Chimica Portugueza, se ha de realisar no proximo sabbado dia 2 de dezembro pelas 3 horas da tarde no Laboratorio de chimica mineral da Escola Polytechnica (Faculdade de Sciencias), em Lisboa.
Ao abrir a primeira sessão da Sociedade Chimica Portugueza, .tenho de cumprir o rigoroso dever de agradecer ao£ meus colle-gas a honra que me quizeram dar elegendo-me presidente da nova aggremiação scientifica. A Sociedade, devo dize-lo desde já, tem mais a esperar da boa Vontade e da actividade dos meus collegas do que da minha: se outros motivos não houvesse para isso, bas-taria a circumstancia da minha edade já avançada para não poder dar á Sociedade o impulso de que ella carece.
Por causa da escassez do azeite nacional na segunda metade do anno de 1911 a Assemblêa Nacional Constituinte autorisou sob proposta do ministro do Fomento por decreto de 21 de agosto a importação de azeite espanhol, livre de direitos, até á quantidade de 5.000:000 de kilogramas. Como dentro do prazo concedido, até 10 de Setembro, não se importassem senão 2.311:000 kilos, nova autorisação do ministro do Fomento, Veiu permittir em 23 de Setembro a importação de mais 685:000 kilogramas de azeite de Espanha. O preço de venda ao consumidor d''este azeite espanhol era fixado em 280 réis.
Dando satisfação a um voto do VI. Congresso Internacional de chimica applicada, que se tinha realisado, em 1906, em Roma, o Governo italiano tomou a iniciativa para propor uma Conferencia Internacional com o fim de estudar a unificação dos methodos de analyse das substancias alimentares. A conferencia reuniu-se em Paris, de 27 de junho a 1 de julho de 1910, sendo Portugal representado pelo Sr. Conselheiro A. J. Ferreira da Silva. Das importantes resoluções tomadas dão conta as seguintes actas que reproduzimos na lingua original.
On connaít depuis longtemps Taction de la lumière sur Ies microorganis-mes. Je vais résumer ici Ies renseignements Ies plus importants sur Ie déve-loppenient de cette três interessante science qui est devenue si pratique. En ce qui concerne Ies premiers travaux fondamentaux jusqu''à 1889, je Ies pren-drai à l''excellent travail du dr. Jean Raum ('') de Varsovie.