Capa
Série I / Anno 6 / Número 8-10
1910
Descarregar revista
Tendo-se levantado uma questão no Tribunal do Commercio d''esta cidade a respeito do teor do tannino de uns extractos fluidos fornecidos pela «Société des Anciens Établissements V.ve Paul Gondolo», de Nantes, a uma casa commercial d''esta cidade, designou-me o juiz respectivo perito de desempate na causa em litigio. Aos meus collegas propuz, e elles acceitaram, que os methodos seguidos na analyse fossem os approvados por accordo internacional entre os chimicos que se occupam d''esta especie de analyses.
No mez de junho ultimo a alfandega do Rio de Janeiro assignalava a presença do acido salicylico n''uma farinha lactea, que certamente estava isenta d''ella. Investigando a causa d''este erro» mostrei que se fôrma no cozimento das differentes especies de pães ou biscoitos um corpo que dá reacções muito visinhas das do acido salicylico (''). Este estudo, que interessa altamente a investigação das fraudes, foi continuado no Rio de Janeiro com a collaboração do DR. HENNINGER.
A Gummi-Zeitung de Berlin, o orgão mais importante da industria do cautchú nos paizes de lingua allemã, trata nos seus n.os de 18 e 25 de março do corrente anno do fabrico artificial do cautchú. E verdade que já muitas vezes se pretendia ter acha-do o dito fabrico, mas não se tardava em reconhecer que era apenas phantasia, e que o supposto cautchú artificial não tinha nada de commum com o cautchú verdadeiro.
A acidez total do leite representa a somma da acidez natural propria do leite e da acidez fermentativa; e é expressa em grammas de acido láctico por litro. Entende-se por acidez natural aquella que o leite accusa logo após a mungidura, e por acidez fermentativa a que é devida á transformação d''uma parte da lactose em acido láctico: ...
Desde a immortal descoberta dos corpos radioactivos teem-se multiplicado assombrosamente as pesquizas em todos os ramos da physica e chimica experimental que de algum modo se relacionam com os interessantíssimos phenomenos da radioactividade. O estudo, porém, da radioactividade natural, comquanto se possa considerar ainda ao alvorecer, prendeu desde logo, em todas as nações cultas, a attenção e o mais aturado estudo de sábios experimentadores.
Dos tempos já idos, em que se. cuidava dos interesses da hygiene dos cidadãos do Porto, são esses documentos, que julga-mos util archivar n''esta Revista, mostrando como se trataram as questões que respeitavam ao abastecimento d''aguas da cidade. São documentos todos de 1896. O 1º artigo é do snr. DR. RICARDO JORGE, ao tempo medica municipal, e foi inserido no Primeiro de Janeiro.
L''année passée j''ai présenté, au Congrès International de chimie appliquée, à Londres, un rapport sur l''état, alors actuei, de l''anaiyse des álcoois et des eaux-de-vie, rapport qui aboutissait aux conclusions suivantes: ...
Esta interessante nota é o resumo da conferencia feita na Universidade de Bordéus pelo nosso eminente collega, e que ahi foi muitíssimo apreciada e applaudida.
Em 1907 fez WILEY na America diversas experiencias sobre a acção do acido sulfuroso livre (em soluto aquoso) e dos sulfitos na saúde do homem. Administrou durante vinte dias o sulfito de sodio em capsulas de 115 a 762 mgr., e o acido livre entre 70 a 400 mgr. a alguns homens e accusou o acido sulfuroso de provocar, sob todas as formas, cephalalgias, atordoamentos, fraqueza, a distruição de globulos rubros do sangue, a fadiga do rim e a albuminuria. Concluiu, pois, que o acido sulfuroso deve ser absolutamente proscripto como conservador e no tratamento dos vinhos.
Quando aqui no Porto se iniciou a fiscalisação sanitaria, e se estava dando á acidez dos azeites uma importancia superior á que tal dado analytico merecia, eu defendi a doutrina de se permittir a lotação dos azeites sãos, afim de se lhes corrigir o excesso da acidez, baixando-a á cifra regulamentar de 5% O que se não escreveu então para rebater esta noção simples e comesinha da lotação dos azeites! A minha opinião chegou a ser considerada heterodoxa nos tribunaes superiores do nosso paiz, e attentatoria dos interesses da alimentação publica!
Chimica physica: Misure di radioattività sull''acqua di Fiuggi; Sulla realità dei raggi N. Elektrische Zerstreuung in der atmosphãrischen Luftauf dem Mitteliándischen Meere; Uber die Natrium-Emanation; Sopra alcuni fenomeni di ionizzãzion ottenuti com Tacqua piovana. - Sulia radioattività delia neve; Sulla radioattività delle pioggie; Dis-persione elettrica in giornate teinporalesche - Sopra alcuni fenomeni di ionizzazione ottenute c»n 1''acqua piovana; Sulla scarii he elettricbe teuiporalesche; Sulla forniazione delia pioggia; Ubereinigeduruch Regenwasser hervorgeruíene lonisationserscheinuiigen - Uber einige duruch Sclinee her-vorgerufene Ionisationserscheinunger; Uber die dure die Blatter der Pflan-zen hervorgerufene Ionisation; A propôs de la radioactivité des eaux-minérales en Portugal (communication présente à la séance du 27 juillet 19IOi. - Chimica mineralógica: LMle de Madére au point de vue scientitique et económique; Chimica technologica: Diccionario dos termos mineiros portuguezes; Les prix Nobel en 1907; Onorange al Dottor Prof. D. Vitali; Cenui biografici, Ricordo dei município agli scolari
Chimica analytica: Avaliação da pureza do cinamato de sodio; Uma causa d''erro respeitante á pesquisa e doseamento do acido salicylico; Chimica mineralógica: As riquezas de Portugal, o ouro e a prata do Sado; Chimica agrícola: Revue d''electrochimie et d''electrométalurgie; Chimica technica: Revue technique de chimie; Desincrostantes das caldeiras; Le Professeur Barbosa du Bocage
Comité portuguez da federação internacional de leitaria. - Aluninos classificados nas cadeiras de chimica da Academia Pohtechnica (1909-1910) - Regulamento para o commercio de vinhos de pasto de Collares e do Dão; Suspensão da execução dos Artigos 44.° a 47.° do Regulamento para o commercio dos vinhos da Madeira; Azoteto de alumínio; Agua mineral do Barreiro, na Beira Alta; As salinas de Rio Maior.
Quando em Lisboa, no passado dia 3 de outubro, soubemos da morte do Prof. BOMBARDA, alvejado por um louco que em tempo estivera no hospital de Rilhafoles, invadiu-nos um grande sentimento de tristeza, por vermos assim desapparecer por fôrma tão brutal um professor eminente, e a quem devíamos testemunhos de imparcialidade e generosa apreciação. O nosso ultimo encontro foi na Academia das Sciencias, quando ahi fizemos a conferencia sobre BERTHELOT. A obra primacial do Prof. BOMBARDA foi a organisação do congresso de medicina que se celebrou em Lisboa em 1926 d''abril de 1906. Com que actividade e intelligencia elle attendeu a todos os pormenores para o seu êxito e com que critério e superioridade dirigiu os trabalhos?