Capa
Série I / Anno 4 / Número 2
1908
Descarregar revista
Na primavera do ano passado o Laboratorio Nacional de analyses, no Rio de Janeiro, regeitou alguns vinhos de proveniências franceza e portugueza como nocivos á saúde publica por conterem sulfitos alcalinos, baseando-se na lei brazileira n.° 428 de 10 de dezembro de 1890, cujo artigo 40.° tem o theor seguinte: «São considerados como nocivos á saúde publica e condemnados os vinhos e bem assim todos os generos alimenticios que contiverem: Ácidos borico e salicylico; álcool de má qualidade, ácidos mineraes livres, sulfurico, sulfuroso, azotico, chlorhydrico, sulfitos, alúmen, fluoretos e fluosilicatos alcalinos, saccharina, saes de estroncio, chumbo, zinco, estanho, arsénio, antimonio, e sulfato de potássio na razão de mais de duas grammas por litro de vinho».
A analyse de um certo numero de vinhos do Porto, Malaga, Madeira, Samos,'' Xerez e outras bebidas vinosas, taes como o vermuto e quina, contendo um teor álcool geralmente proximo de 15° G. L. e muitas vezes mesmo inferior, demonstrou que se lhes addicionava com bastante frequencia um antiseptico com base d''acido fluorhydrico.
Quem examinar, á face da planta da praia, freguezia e cuocelho de Espinho, levantada ha sete annos pelo engenheiro snr. BANDEIRA NEIVA, a situação das nascentes municipaes de agua potável que actualmente abastecem aquella população poderá convencer-se de que, por agora, não ha que receiar a contaminação das referidas nascentes, a não ser que alguma irregularida-de, fácil de remediar, se desse na canalisação das que não são aproveitadas no local da imergencia.
No Laboratorio Municipal tive occasião de estudar uma vez o pulmão de um porco, que fôra apresentado para exame, por conter muitos filamentos brancos. O apresentante desejava saber o que era, e se a carne do animal podia servir para consumo. Pelo exame cuidadoso do pulmão reconheci que se tratava de um animal atacado de bronchtte verminosa o que os filamentos brancos eram do Strongylus paradoxus. Os poucos livros de medicina veterinaria e zoologia que existiam no laboratorio permittiram me fazer a diagnosa.
Chimica technica: Técnica fisica de los apparatos de aplicacion en los trabajos chimicos;Carta hypsometrica de Portugal; Memorias de la Real Academia de ciências exactas, físicas y naturaIes de Madrid
Chimica geral: Sobre o peso atomico do azoto; Relatorio sobre os trabalhos de Grignard; Sobre a origem da estereochimica; Chimica sanitaria: As aguas do abastecimento do Porto
As suas partes componentes princípaes são os dois elementos gazosos: azoto e oxygenio; além d''estes, o ar contém um pouco de vapor aquoso em quantidade variavel; uma pequena, mas bastante importante, porção de gaz carbonico; e, finalmente, alguns gazes notáveis, descobertos só nos fins do sé-culo xix, ha poucos annos, por Lord RAILEYQH e RAMSEY, entre os quaes o argon constitue cerca de 1 % do volume do ar; emquanto que os outros existem em quantidades tão minimas que todos juntos attingem apenas a qua-renta milésima parte do ar. Não fatiaremos aqui das minimas porções de outros corpos que se podem encontrar no ar, e que provem de circumstan-cias locaes externas.
Primeiro Congresso para a repressão das fraudes alimentares e pharmaceuticas: o alimento puro; Junta para ampliacion de estúdios e investigaciones cientificas
Está de lucto a nação portugueza. Um barbaro e revoltante attentado prostrou, em I do corrente mez, S. M. El-Rei e o Principe Real. A'' Excelsa Rainha, duplamente ferida no seu coração extremoso de Mãe e Esposa, endereça esta Revista os testemunhos de sua respeitosa veneração e profunda sympathia.
Junto ás margens do Tamega,na sua querida Amarante, onde nasceu, repousam hoje os restos mortaes de um dos seus filhos mais illustres e prestimosos, de um portuguez que serviu com devoção e zelo
Direcção da Fiscalisação dos Productos Agrícolas