Capa
Série II / Número 158 / Volume 44
Setembro 2020
Descarregar revista

Há semanas que penso num tema para este espaço, mas o tempo passa e só me vem à memória a frase batida “Como estaremos no final desta pandemia?”. É difícil escrever sobre outro assunto quando somos diariamente atingidos pela realidade. É impossível ficar-lhe indiferente


Vivemos um período nunca imaginado. Obrigados a estar isolados, confinados, apenas conseguimos comunicar porque o desenvolvimento científico e tecnológico colocou ao nosso alcance ferramentas que tornam possível a ligação entre todos. A distância deixou de ter o mesmo significado e conseguimos estar todos juntos, cada um no seu local de residência, unidos em família, ligados por profissões, pela amizade, misturando gerações, culturas, origens e experiências.


O 10.o Encontro da Divisão de Química Analítica da SPQ, ANALÍTICA 2020, decorreu em modo virtual, on-line, de 26 a 28 de outubro. Coordenado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), teve início com o curso “Um Dia com pH”, evento do projeto europeu UnipHied em que o CQE@FCiências é parceiro. Como nas edições anteriores do ANALÍTICA, foram focados os desenvolvimentos recentes de química analítica e as suas aplicações em áreas que vão desde o ambiente e alimentos, até à saúde e à indústria. Foi também reconhecido o papel que a Química Analítica desempenha para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, descritos na Agenda 2030 das Nações Unidas, através de monitorização, por exemplo, da acidificação oceânica, de poluentes vários, de microcontaminantes e de fármacos no ambiente.


Artur Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), e Professor Catedrático do Departamento de Química desta universidade foi reeleito para o Conselho Executivo da EuChemS, após uma primeira eleição em 2016.


O Prémio Luso-Espanhol Conferencia Lourenço-Madi-naveitia 2020, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Junta de Gobierno de la Real Sociedad Española de Química, foi atribuído ao Professor Tomás Torres Cebada, da Universidade Autónoma de Madrid, em reconhecimento do seu trabalho e impacto na comunidade científica, além do seu contributo para a colaboração entre Portugal e Espanha no domínio da Ciência.


Marcela Segundo, Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e investigadora do LAQV/REQUIMTE, integra o grupo de cerca de 60 cientistas destacadas pela revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, uma publicação da editora Springer Nature, através da publicação de um número especial (springer.com/journal/216/ volumes-and-issues/412-24).


O Prémio EuChemS Lecture 2019 foi concedido a David Portehault. Todos os anos são premiados os principais resultados atingidos por um cientista júnior que trabalha no campo da Química num país com uma organização pertencente à EuChemS.


Recentemente, a Comissão Europeia apresentou um plano de ação para as matérias-primas essenciais. O objetivo deste plano é garantir o acesso da União Europeia a matérias-primas essenciais, reduzindo a dependência da Europa em relação a países terceiros, diversificando o aprovisionamento a partir de fontes primárias e secundárias e melhorando a eficiência de recursos e a circularidade, promovendo em simultâneo um aprovisionamento responsável em todo o mundo.


A 14 de outubro de 2020, a Comissão Europeia adotou a Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos. Esta estratégia faz parte da ambição de assegurar a neutralidade carbónica da União Europeia até 2050, conforme anunciado no Pacto Ecológico Europeu.


A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) divulgou os resultados da sua pesquisa de 2020 para as dez principais tecnologias emergentes em Química


A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019) para comemorar os 150 anos do seu estabelecimento.


Miguel Castanho é Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1990) e Doutorado em Biofísica Molecular pela Universidade Técnica de Lisboa desde 1993. Foi Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Desde 2007 é Professor Catedrático e Diretor do Instituto de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.


- Esponjas de Nanotubos de Carbono como Solução Eficiente para Dissipadores de Calor
- Esponjas de Nanotubos de Carbono como Solução Eficiente para Dissipadores de Calor
- Vacina COVID-19 de Dose Única Eficaz em Ratos
- Genes de Neandertal Associados a um Maior Risco de COVID-19 Grave
- Reciclagem Química de Poliamidas Assistida por Micro-ondas

 


De acordo com a ONU, no final de 2019 aproximadamente 38 milhões de pessoas estavam infetadas com HIV-1 e HIV-2. Este vírus continua a ser a causa de morte de aproximadamente 1 milhão de pessoas todos os anos.


Desde a Antiguidade Clássica que a Humanidade procura saber de que forma a vida terá surgido no planeta Terra. As hipóteses propostas não têm, tipicamente, em linha de conta o contributo específico dos elementos químicos.


A terminologia Medicinal Chemistry tem sido alvo de várias traduções para o português, como refletido nas diferentes designações das disciplinas que ministram o seu conteúdo em Instituições Portuguesas.


A leishmaniose, uma doença parasitária infeciosa endémica de países tropicais, é cada vez mais uma preocupação mundial devido a fatores como o aquecimento global, a globalização e a atual Guerra Civil no Médio Oriente.


O indole e o seu bioisóstero azaindole são considerados estruturas privilegiadas em química medicinal. Desta forma, existe uma contínua necessidade de desenvolver novos métodos sintéticos que sejam mais sustentáveis para o acesso a estas estruturas, evitando o uso de reagentes tóxicos, condições reacionais drásticas e métodos de purificação complexos.


A ideia repetida de que os átomos tendem a perder ou ganhar eletrões de modo a adquirir a configuração eletrónica do gás nobre mais próximo não é correta e deve ser encarada como uma mnemónica.


- Um Olhar Químico: Viagens pelo Laboratório
- Bioquímica para Miúdos: Aprender de Forma Divertida
- A Química do Amor
- Rosas Vermelhas
- A Fileira de Formigas


Todos nós já observámos objetos sólidos que flutuam, e outros que se afundam em água. Nesta atividade iremos observar como uns líquidos podem flutuar sobre outros.


A XXVII edição do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química decorrerá na Universidade do Minho, em Braga, de 14 a 16 de julho de 2021.


.