Capa
Série II / Número 157 / Volume 44
Junho 2020
Descarregar revista

O ensino à distância, sendo uma realidade conhecida e praticada há alguns anos, foi colocado nas luzes da ribalta por causa da pandemia provocada pelo vírus do momento. A doença COVID-19 entra facilmente em nossas casas, se não provocada pelo próprio vírus, pelos media que repetem ad nauseum o nome da enfermidade. Durante o confinamento de março deste ano, verificou-se uma metamorfose no paradigma da metodologia de ensino, passando de, essencialmente, presencial, para um regime dito online. O processo traduziu-se, na maior parte dos casos, em reproduzir, à distância, o ensino presencial, através de sessões por videoconferência, muitas vezes desorganizadas pela falta de conhecimento e experiência, por parte de alguns professores, das práticas e tecnologias de ensino remoto. O papel desempenhado pelos professores nesta odisseia foi, contudo, muito importante e o mérito deve ser reconhecido. O sucesso alcançado deveu-se ao trabalho realizado com os alunos, à resiliência perante a adversidade e ao sentido de entreajuda da classe que contou com a participação ativa do bem conhecido, e muito tuga, gene da improvisação.


Perante a atual crise epidémica, a comunicação científica ganha um particular relevo na sociedade. A palavra ciência vê-se frequentemente introduzida a pretexto para se atingir a atenção do grande público, fruto da dificuldade patente dos líderes em definir um conjunto de ideias simples e básicas que possam ser assimiladas globalmente.


Francisco Rodríguez-Reinoso, Professor Catedrático (Emérito) da Universidade de Alicante, faleceu no dia 25 de Agosto, aos 79 anos de idade.


- SPQ Entidade Acreditada para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares
- Prémio Nobel da Química 2020 Atribuído a Inventoras da Ferramenta de Edição Genética CRISPR
- João Rocha Galardoado com o Prémio Luso-Francês de Química
- Investigadora Elvira Fortunato entre os Vencedores do Prémio Impacto Horizonte 2020
- Vencedores do Prémio Europeu para Jovens Químicos (EYCA)
- Portuguese Young Chemists Award - PYCA 2020 - Vencedor e Menções Honrosas
- ChemRus 2020 - Vencedores e Menções Honrosas
- EuChemS no YouTube: Discurso de dois Prémios Nobel da Química
- Pré-Publicação de Manuscritos Aceites no “Química”


Somos feitos de moléculas e precisamos de moléculas para tudo o que fazemos, até para pensar e dormir - elas estão em nós e em tudo à nossa volta. A linguagem molecular é hoje comum a muitos domínios do conhecimento, e o seu estudo já não é território exclusivo da química. Anatomia das Moléculas introduz-nos aos conceitos necessários para entendermos a relação entre as estruturas, as propriedades e as transformações das moléculas.


Após o emblemático O Bairro da Tabela Periódica Periódica, peça bandeira das celebrações de 2019 do Ano Internacional da Tabela Periódica, Manuel João Monte volta agora numa peça dedicada a um dos apartamentos do condomínio do bairro que nos apresentou em 2019.


Conforme noticiado na página 83, João Rocha, Professor Catedrático de Química na Universidade de Aveiro, e Diretor do Instituto de Materiais de Aveiro-CICECO, foi galardoado com o Prémio Luso-Francês (Prix Franco-Portugais) 2020 pelo seu notável trabalho no campo da síntese de sólidos porosos e das suas interfaces por RMN sólido, e pelos fortes laços estabelecidos com os químicos franceses.


- A Pele Eletrónica Pode Sentir o Toque, a Dor e o Calor
- Tijolos que Armazenam Energia
- Processo de Membrana Energeticamente Eficiente para Refinamento de Petróleo
- Clivagem da Ligação C−C em 2-Acilimidazóis Não Ativados
- Os Níveis de Ozono Afetam o Modo como as Flores Atraem os Insetos Polinizadores


A tecnologia solar fotovoltaica com base em semicondutores orgânicos representa atualmente uma alternativa muito interessante à tecnologia convencional à base de silício.


Nas próximas décadas a estrutura etária da União Europeia sofrerá mudanças significativas que se caracterizarão por um aumento da população mais idosa em detrimento das outras faixas etárias


Os bisfosfonatos (BPOs) foram descobertos pela primeira vez em 1894 pelo farmacêutico Theodor Salzer, sendo inicialmente utilizados em processos industriais como inibidores de corrosão ou agentes complexantes nas indústrias têxtil, de fertilizantes e do petróleo [1,2].


A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que afeta cerca de 5,2 milhões de pessoas em todo o mundo. Na maioria dos casos, a patologia surge esporadicamente, pelo que a idade média para o aparecimento dos primeiros sintomas da DP é aos 65 anos. Contudo, cerca de 5 a 10% dos pacientes são diagnosticados antes dos 40 anos uma vez que esta doença também pode surgir devido
a fatores genéticos [1].


O termo porfirina, que tem origem na palavra grega porphura (usada para designar as cores vermelho púrpura intensa), é utilizado para denominar macrociclos com quatro unidades de tipo pirrol, que se encontram ligadas por quatro pontes metínicas e que em geral apresentam uma cor púrpura avermelhada intensa característica


O crescimento exponencial da população, combinado com o facto de dependermos principalmente de fontes não renováveis para a produção de matérias primas, combustíveis e energia criam um ambiente insustentável propício para a depleção das reservas fósseis


A Rede Europeia de Químicos Jovens, EYCN, é a divisão de químicos jovens da Sociedade Europeia de Química (European Chemical Society - EuChemS), que é uma organização que representa as sociedades de química nacionais de toda a Europa.


Perante o crescente e elevado consumo de bebidas energéticas, verificado nos últimos anos a nível mundial e documentado em diversos estudos internacionais e nacionais, é fundamental aumentar a consciencialização da sociedade, em geral, e dos jovens, em particular, para este tipo de consumo e para os seus potenciais riscos!


- Química sem Fronteiras: Unidos pela Imagem
- Química sem Químicos: O Poder dos Laboratórios Virtuais


- A Luz do Natal
- Ouro, Incenso e Mirra
- Cheira a Natal, Cheira a Canela!
- Papel Térmico


Em atividades passadas recorremos a um banho de gelo e sal para fazer gelados. Nessa ocasião utilizámos o mesmo princípio com que se costuma evitar que as estradas nas regiões mais frias congelem no inverno. Nesta edição iremos investigar o que acontece ao estado físico da água, na presença de outras substâncias.


- Conferências Europeias Sciknowledge Descontos para Sócios SPQ
- ISySyCat2021
- XXII Simpósio Internacional de Catálise Homogénea


.