Capa
Série II / Número 122 / Volume
Setembro 2011
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P652
Depois de um período de férias para a maioria dos portugueses, que se espera tenha sido retemperador, inicia-se mais um ano lectivo em todos os níveis de ensino, este ano marcado por um enquadramento conjuntural e por um ciclo político diferente dos anos anteriores, o que potencia na população expectativas, incertezas e ansiedade sobre o futuro.
Entre 3 e 6 de Julho decorreu, no Parque de Exposições de Braga (PEB), o XXII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (XXII ENSPQ), organizado pelo Departamento de Química da Universidade do Minho (UMinho) e pela Delegação de Braga da SPQ.
Neste Ano Internacional da Química, a final das Olimpíadas de Química Júnior teve lugar no bonito campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
O Departamento de Química da Universidade de Aveiro teve mais uma vez a função de organizar a final das Olimpíadas de Química+, este ano de 2011 com grande honra, pois estamos no Ano Internacional da Química.
A nona Olimpíada da Ciência da União Europeia (9th European Union Science Olympiad, 9th EUSO) decorreu nas cidades de Pardubice e Králové, na República Checa, entre 10 e 16 de Abril de 2011.
Entre 13 e 15 de Julho, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto teve o prazer de acolher os trabalhos da 4ª Reunião Ibérica de Colóides e Interfaces (RICI4), organizada localmente por membros do Departamento de Química e Bioquímica
Continua-se neste número do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química o Diário do Ano Internacional da Química, compilando de uma forma resumida o conjunto de actividades que foram realizadas no âmbito das Comemorações do Ano Internacional da Química e do Centenário da SPQ nos meses compreendidos entre Maio e Julho de 2011.
A professora Lourdes Leitão, no Boletim da Sociedade Portuguesa de Química Julho/Setembro 2010, lançou um apelo para a realização de actividades no âmbito do Ano Internacional da Química.
pois é. FALÁCIA não é um espectáculo qualquer mas, na realidade será um espectáculo INVULGAR!...
Ao longo do ano transacto, a revista Chem 13 News dinamizou as actividades para a preparação de uma Tabela Periódica ilustrada, comemorativa do Ano Internacional da Química (AIQ).
A organização dos elementos químicos numa tabela, evidenciando relações entre propriedades de elementos vizinhos (na vertical, na horizontal e na diagonal), publicada por Dmitri Mendeleev em 1869, é ainda motivo de fascínio para todos os que gostam de Ciência.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para o Ensino, a Ciência e a Cultura) e a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) aprovarame puseram em marcha o Ano Internacional da Química (AIQ/IYC2011)
Faz-se uma análise histórica da Indústria Química Pesada que mostra que vários processos de fabrico em larga escala de produtos químicos de base, inventados ao longo do desenvolvimento daquela indústria, desde o século XIX, tiveram por base vias de síntese com características verdes, nomeadamente uma eficaz utilização dos átomos mediante reacções catalíticas.

Por forma a satisfazer as suas necessidades, muitos foram e são os compostos criados pelo Homem ao longo dos tempos. Destes compostos fazem parte os retardantes de chama, mais concretamente os éteres difenílicos polibromados (PBDEs).


A produção industrial de vinho gera um grande volume de águas residuais na sua laboração, designadas de efluentes vinícolas.
Neste artigo pretendo apresentar uma reflexão muito pessoal acerca do que tem sido a evolução da ciência, e muito particularmente da química, não no aspecto dos conteúdos, mas sim da abordagem que alguns dos seus veiculadores têm adoptado, naturalmente em reflexo do que tem sucedido, a todos os níveis, na sociedade ocidental
Iniciou-se em número anterior deste Boletim a divulgação de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química, que teve como intenção analisar as percepções de alunos e professores acerca da Química Orgânica abordada no ensino secundário (ES) com o propósito de, conhecendo a situação concreta da Química Orgânica no actual ES, apresentar propostas que visem a melhoria do processo ensino/aprendizagem das ciências e da Química Orgânica em particular.
A Tabela Periódica (TP) é um organizador dinâmico para onde pode convergir toda a Química. Compreendese a potencialidade pedagógica da TP: de lá pode “sair” e “entrar” toda a Química.