Capa
Série II / Número 112 / Volume
Março 2009
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P642
Chegou, instalou-se e, tudo o indica, vai fi car durante uns tempos. Refi ro-me à crise económica e fi nanceira que varre todas as economias. Teve a sua génese nos EUA e, por força da globalização, rapidamente alastrou aos outros países.
A edição de 2009 da Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+ decorreu no passado dia 20 de Janeiro nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança com a participação de 25 equipas
Já estão apurados os fi nalistas das “Olimpíadas de Química+ 2009”, após a competição que decorreu em Aveiro, Porto e Lisboa no passado dia 14 de Março.
A European Young Chemists Network (EYCN) continua a crescer, contando actualmente com 21 sociedades de química europeias, incluindo o seu associado mais recente, a Swedish Chemical Society.
Os resultados de dois relatórios “European Innovation Scoreboard 2008” e “Science, Technology and Competitiveness key fi gures report 2008/2009”, recentemente apresentados em Bruxelas pelo vice-presidente da Comissão Europeia Günter Verheugen e pelo Comissário para a Ciência e a Investigação Janez Potocnik, mostram uma melhoria substancial em certas áreas mas mostram também que o investimento em I&D (investigação e desenvolvimento) na UE27 está a estagnar.
Em Portugal, os alunos cegos são maioritariamente afastados das ciências e aqueles, poucos, que conseguem prosseguir estudos no ensino superior são encaminhados para as áreas de humanidades ou música.
A escolha da síntese industrial do amoníaco (a partir do diazoto e do di-hidrogénio) como o exemplo de um processo de equilíbrio químico, no programa da disciplina de Física e Química A do Ensino Secundário [1], não recolheu um aplauso unânime pelos professores da disciplina
Devido às propriedades ácido-base de um grande número de compostos, as curvas de titulação ácido-base, seguidas por via potenciométrica, constituem um procedimento laboratorial relativamente simples e muito importante, quer no campo analítico (na determinação de analitos), bem como no campo termodinâmico (possibilitando a estimativa de constantes de equilíbrio).
O fósforo existe sob várias formas alotrópicas, sendo a mais reactiva o fósforo branco. Este foi preparado pela primeira vez no século XVII por redução do fosfato presente na urina.
Num exercício, num dos nossos livros de Química, pedia-se o cálculo das massas moleculares relativas do peróxido de hidrogénio e do hidróxido de potássio.
O objectivo básico deste artigo é chamar a atenção para a importância que começa a ser dada à avaliação da verdura química dos processos usadas em biotecnologia e nanotecnologia para a preparação ou fabrico de compostos ou materiais.
COMO SE ESTUDAM OS COMPOSTOS VOLÁTEIS DOS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL? Na bibliografia, encontram-se milhares de Artigos científicos sobre a composição volátil dos alimentos. Só na última década, foram publicados cerca de 2500 Artigos sobre este tema, o que mostra o interesse que tem junto da comunidade científica.