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Série II / Número 92 / Volume
Março 2004
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DOI: 10.52590/M3.P617
A equipa que nestes últimos três anos editou o boletim despede-se dos leitores. Foi uma tarefa colectiva que nos deu a todos algum trabalho, mas essencialmente muito prazer.
Analítica''03 - 3.° Encontro Nacional de Química Analítica da SPQ; 6.° Encontro de Química de Alimentos
As enzimas de Ferro — quer a heme quer a não-heme — podem oxidar as ligações C-H.
No dia 1 de Janeiro de 2004, Leiv K. Sydnes, Professor de Química da Universidade de Bergen, na Noruega, assumiu a presidência da IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada.

ANALCHEMVOC é o acrónimo do Projecto Europeu "Hands-on Analytical Chemistry for Vocational Schools" em curso no ãmbito do Programa Leonardo da Vinci, SI/03/B/F/PP - 176012, com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade de Hull-UK, a Faculdade de Química e o Departamento de Educação em Química da Universidade de Ljubljana-Si com coordenação deste último.


Os blogs (ou weblogs) começaram por ser páginas, frequentemente actualizadas, contendo links, quase sempre comentados, que apontavam para outros sítios
Quais os livros de Química que foram, ou são, mais impo rtantes para mim? Tarefa ingrata, pois muitos foram os livros utilizados ao longo dos últimos anos e dos quais guardo boas recordações. Logo, a resposta (necessariamente sintética) será dada em termos dos que me ajudaram a tomar uma decisão no meu percurso como químico.
Durante quatro dias consecutivos, Salviati, Sagredo e Simplício isolaram-se do mundo exterior, no palácio de Sagredo em Veneza, com o propósito de "discutir tão clara e detalhadamente quanto possível" os dois principais sistemas do mundo.
Esta será a última entrevista a ser efectuada pela actual equipa editorial do boletim. Em vez de escolhermos uma personalidade com créditos firmados em consequência de percursos científicos mais ou menos longos, decidimos entrevistar alguém que se doutorou há dois anos, e que nem sequer é Português. E que representa uma outra faceta desta complexa realidade que é a Química em Portugal.
Cristalografia e Função de Canais Membranares No início do mês de Outubro de 2003 foram anunciados os nomes dos dois cientistas americanos laureados com o Prémio Nobel da Química, pelas "suas descobertas relacionadas com canais existentes nas membranas celulares"
Um "relógio a água" comercializado [1] em Portugal indica no folheto que o acompanha "Não precisa de pilha para funcionar. O único "combustível" de que precisa é a água, ou praticamente qualquer outro fluido electrolítico."
Procuraremos neste texto esclarecer em primeiro lugar as noções de ciência normal, anomalia e crise, segundo Kuhn (1): depois aplicaremos estas noções ao estudo da oxidação de lipoproteínas de baixa densidade - Low Density Lipoproteins (LDL) - para determinarmos se a inconsistência referida por Stocker (2) será uma anomalia essencial, ou acidental - podendo, neste caso, ser articulada com o paradigma vigente.
Depois de alguns anos como co-responsável das aulas teóricas da disciplina de Química Orgânica I, do tronco comum das Licenciaturas em Química, Química Tecnológica e Ensino da Física e da Química (variante Química) do DQB-FCUL, pude constatar que muitos alunos, já nos anos terminais dos respectivos cursos, cometem erros na escrita de estruturas de compostos orgânicos e de mecanismos reaccionais que não são perdoáveis a qualquer titular de uma licenciatura em Química.
Nesta actividade será montada, com material acessível, uma tina para realizar a electrólise da água, com a possibilidade colectar os gases formados. Poder-se-à discutir as reacções envolvidas de em cada eléctrodo, e as perspectivas da utilização do hidrogénio como fonte de energia alternativa, como por exemplo a sua utilização em células de combustível
O presente texto pretende ser uma reflexão/síntese sobre práticas pedagógicas nos dias de hoje.

Na sequência de trabalho desenvolvido anteriormente, que levou à elaboração do EUROCURRÍCULO I [1], a Divisão de Química Analítica da Federação das Sociedades de Química Europeias (DAC/FECS) acompanhou a sua implementação.


As "Adivinhas sobre a Tabela Periódica" são uma ideia simples e popular, para ajudar os nossos alunos e demais cidadãos (interessados em Ciência) a compreender melhor alguns aspectos dos elementos da Tabela Periódica.