Capa
Série II / Número 86 / Volume
Setembro 2002
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P611
Pelo 2.° ano consecutivo, a SPQ representou Portugal com um observador científico nas Olimpíadas Internacionais de Química, cuja 34a edição decorreu em Groningen (Holanda), de 5 a 14 de Julho. Após 2 anos como observador, Portugal foi formalmente aceite na organização e poderá pa rt icipar na competição com uma equipa de 4 estudantes no próximo ano.
É difícil encontrar palavras certas para descrever a personalidade, a vida, a obra do Professor Jorge Carreira Gonçalves Calado — o Jorge para os (muitos) amigos.
Quais foram as razões da sua escolha para o curso e para a carreira universitária. Foi a química a sua primeira opção? Sim, já no sexto ano do liceu eu queria ir para química.
revisitados na Sociedade Portuguesa de Bioquímica (1957-1998): formação e trajectos
Muita da informação acerca do que nos rodeia chega até nós, sob a forma de fotões, através dos nossos olhos. Os nossos olhos contêm sistemas moleculares capazes de receber estes sinais ambientais e de, por fim, os converter em correntes de iões sódio e potássio nos nervos ópticos. Estes estão ligados ao nosso cérebro, onde as mensagens são de novo processadas, armazenadas e usadas.
Na continuação do tema publicado anteriormente vamos agora abordar outras classes de insecticidas utilizados actualmente em agro-química.
A Qualidade na sociedade moderna é uma exigência, não só às empresas mas também aos profissionais. Deste modo, as exigências colocadas aos novos licenciados vão para além dos seus conhecimentos de Qualidade adquiridos nos currículos clássicos de Química Analítica. Com efeito, as empresas procuram cada vez mais técnicos informados e/ou motivados para a Qualidade nas suas diversas componentes
O ensino em Portugal pode ser visto como um leque que se abre, em que as matérias se vão complexando e aprofundando ao longo do tempo, desde o ensino básico até ao 12°ano.
A comparabilidade da informação analítica pode ser posta em causa quando os métodos são exclusivamente avaliados através de ensaios sobre amostras fortificadas com analitos numa forma física e/ou química diferente daquela em que se apresentam nas amostras reais.
Com as actuais exigências para produtos químicos, reagentes e soluções, nos meios laboratoriais, clínicos e de investigação, emergem como problemas importantes as questões relacionadas com os respectivos prazos de validade atribuídos
A reacção reversível em fase gasosa N 204 2NO2 é estudada no âmbito de um projecto laboratorial de Química-Física que integra aspectos termodinâmicos, cinéticos e espectroscópicos, e pode ser realizado com meios experimentais simples
A quimioluminescência, conversão de energia química em estados electrónicos excitados, tem fascinado os estudantes e professores durante décadas

Resumem-se os fundamentos da estereoscopia, referindo os vários formatos de visualização de imagens a três dimensões a partir de objectos 2D. Referem-se, em particular, os anáglifos, porque só carecem de um par de óculos vermelho-azul e têm grandes potencialidades pedagógicas.


ADISCIPLINA "ESTRUTURA ATÓMICA E MOLECULAR" integra o elenco de disciplinas obrigatórias do 2.° ano da licenciatura em Química, e nasceu da reestruturação do seu plano curricular que o Depa rtamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto levou a cabo nestes últimos quatro anos.