Capa
Série II / Número 63 / Volume
Dezembro 1996
Descarregar revista
s/n
A caracterização estrutural detalhada de uma proteína é um passo fundamental para a compreensão da sua função biológica. Assim, a determinação de estruturas tridimensionais de proteínas tem sido objecto de estudo através da técnica de cristalografia de raios-X, nos casos em que é possível a obtenção de cristais, e mais recentemente, através da Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
As técnicas de "design" racional começam a ter um papel importante na descoberta de novos fármacos. Esta actualmente uma área investigação muito activa, mas está ainda a dar os seus primeiros passos e, embora os avanços atingidos sejam espectaculares, hit ainda um longo caminho a percorrer.
Arte e ciência influenciam-se mutuamente e fazem-no, em geral, através dum intermediário - a Natureza. Foi Bronowski 1 que disse que, para o homem comum, a chave da ciência se encontra na sua unidade com as artes.
As argilas com pilares - PILCs do acrónimo inglês para "pillared clays" - são materiais microporosos com poros de aberturas da mesma ordem de grandeza das dimensõesdas moléculas, obtidas por intercalação com espécies inorgânicas de argilas naturais, fundamentalmente montmorilonites, sendo consideradas como sólidos promissores do ponto de vista da adsorção e da catálise.
Durante o ano de 1995 foram publicadas muitas estruturas de metaloproteínas com desempenho chave em processos metabólicos primordiais e esperadas com grande ansiedade pela comunidade científica. Este artigo resulta de uma reflexão sobre a relação estrutura-função em metaloproteínas e lança um convite ã consulta da informação contida nos Artigos originais, insubstituíveis no detalhe e beleza das estruturas mencionadas.
O Senhor teve pena do seu servo E ele rezou, agradeceu Com um rosário de electrões muito bonitos nos seus círculos, Ave-Marias em elipse: Padre nosso que estais nos céus E nos deste o escudo do ozone E o fósforo nas ondas do mar E em nós a água e o carbone.
O prémio Nobel é um dos grandes mitos da sociedade moderna. Jean-Paul Sartre recusou-se a ir a Estocolmo receber o prémio da literatura que lhe foi atribuído em 1964 (em plena situação de guerra fria entre o capitalismo ocidental e o pseudosocialismo então vigente a leste), invocando razões de parcialidade política por parte do júri
Este artigo tem como objectivo apresentar os resultados de uma investigação sobre: i) o que pensam os alunos de Técnicas Laboratoriais de Química Bloco acerca da relação da disciplina com a vida do dia-a-dia e acerca da relação entre as aulas teóricas e as aulas laboratoriais e ii) o que Os alunos manteriam e alterariam na disciplina.
O Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, embora relativamente recente (criado em 1981), tem já uma reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido ã então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com a qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade
O mundo que nos rodeia mostra-nos que â temperatura ambiente e pressão atmosférica, existem substâncias no estado sólido, líquido e gasoso. Por outro lado, também é do conhecimento geral que se arrefecermos a água até O °C ela congelará e que pelo contrario, se a aquecermos até 100 °C entrará em ebulição e vaporizar-se-á.
s/n