Capa
Série II / Número 62 / Volume
Setembro 1996
Descarregar revista

s/n


Apesar do facto da Química ser a ciência fundamental, a ciência que tem tido mais impacto na humanidade do que todas as outras ciências combinadas, ela nunca produziu um divulgador empolgante como um Lewis Thomas, ou Stephen Jay Gould ou Carl Sagan, ou Stephen Hawking. Também nunca atraiu a atenção que merece por parte dos jornalistas responsáveis pelos "cadernos" de ciência na imprensa em geral.


Quando, no princípio do Outono, após a queda das primeiras chuvas, se vai passear para o campo, surgem aos nossos olhos uns seres que, pela sua originalidade não podem deixar de atrair a nossa atenção: os cogumelos.


Há muitos milénios que os homens vêm usando colorantes para decorar objectos e habitações. Começaram por recorrer a produtos naturais mas, pouco a pouco, passaram a servir-se também de materiais sintéticos que Iam descobrindo e produzindo.


Constituem objectivo deste trabalho algumas considerações julgadas oportunas no sentido de proporcionar uma melhor prática analítica quando da determinação de resíduos de pesticidas por cromatografia gáslíquido


O presente trabalho constitui a segunda parte de uma revisão sobre SPE e nele são apresentados os principais mecanismos de extracção, após abordagem, num primeiro artigo, dos tipos de enchimento utilizados nesse processo [ 1 [ .


No presente texto optou-se por simplificar propositadamente o mecanismo da movimentação de iões, uma vez que a resolução do problema proposto se destina a alunos do ensino secundário; contudo esta simplificação não altera a conclusão a que se pretende chegar.


Na parte I faz-se uma análise aos manuais para o ensino secundário no que concerne ao estudo das soluções de electrólitos. Na parte II propõe-se um texto para o ensino dessa matéria para aquele nível escolar.


Na parte I fez-se uma análise aos manuais para o ensino secundário no que concerne ao estudo das soluções de electrólitos. Na parte II propõe-se um texto para o ensino dessa matéria para aquele nível escolar.


Lágrima de Preta Encontrei urna preta que estava a chorar,pedi-lhe uma lágrima para a analisar. Recolhi a lágrima com todo o cuidado num tubo de ensaio bem esterilizado.


O trabalho efectuado em 1869, na Universidade de Cambridge, pelo meteorologista J. Tyndall, acerca da luz dispersa por aerossóis, pode ser considerado como a primeira tentativa científica para a explicação do clássico enigma "Porque é o céu azul?" [1,2].


s/n


A pedido do director do Química proponho-me fazer uma breve referência crítica ao livro de Daniel C.Harris, Quantitative Chemical Analysis, 4a ed., W. H. Freeman and Co., New York, 1995. O objectivo do livro, segundo o autor, é "fornecer urna ampla compreensão física dos princípios da química analítica e mostrar como este princípios são aplicados à química e disciplinas relacionadas