Capa
Série II / Número 61 / Volume
Junho 1996
Descarregar revista
s/n
s/n
s/n
Uma entrevista em que se falou um pouco de tudo, desde as teses de doutoramento empilhadas na casa-de-banho da Direcção Geral do Ensino Superior, até aos êxitos do F.C. Porto. Quase propositadamente, fugiu-se do tema que esteve na origem desta conversa: o conjunto dos trabalhos científicos na área dos "Fluídos Supercríticos", pelo qual M. Nunes da Ponte, Professor do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U.N.L., foi galardoado com o Prémio Ferreira da Silva
A Internet é apresentada resumidamente, em termos das suas origens, dimensão actual e principais serviços. São detalhadas as mais importantes aplicações que tem tido na Química e referidos alguns sítios virtuais particularmente úteis ou representativos.
Wilhelm Conrad Röntgen nasceu em 27 de Março de 1845 em Lennep, na "Bergischen Land". Cinquenta anos mais tarde era Professor de Física Experimental na Faculdade de Filosofia da Universidade Julius-Maximilian de Wijrzburg e Director do Instituto de Física, quando, no dia 8 de Novembro de 1895, ao realizar experiências num tubo em vácuo, descobriu "um novo tipo de radiação" após a análise sistemática duma observação casual.
Quase nenhum outro método contribuíu tanto para a compreensão do arranjo espacial da matéria cristalina, como a difracção de raios-X. A análise estrutural por difracção de raios-X de monocristais fornece os dados mais precisos, exactos e completos de estruturas químicas.
Desde os primórdios da Bioquímica que o esclarecimento das funções biológicas com base em estruturas químicas tem sido um conceito fundamental. Do mesmo modo, a elucidação estrutural de moléculas de importância biológica tem influenciado a nossa actual interpretação da origem da vida.
Segundo a acepção comum, é sinónimo de Alchimia, ou Alquimia. Vid. no seu lugar. Mas por Chimica ordinariamente entendemos a arte, que com várias e subtilíssimas operações, reduz todos os corpos naturais a seus primeiros princípios, e em mínimas partículas os resolve.
s/n