Capa
Série II / Número 60 / Volume
Março 1996
Descarregar revista
s/n
s/n
s/n
Os receios que tive oportunidade de exprimir, há alguns meses, nas páginas do n° 58 deste Boletim, quanto à existencia de níveis elevados de radioactividade em algumas águas minerais portuguesas e de mesa, vieram a ter posteriormente confirmação, por novos dados entretanto conseguidos.
The isolation of ancient microorganisms from various types of materials, including salt crystals, deep earth cores, and fossilized organisms has been reported previously (1, 2). As is the case with all claims of ancient microbial isolations, they have been clouded by criticisms of environmental contamination
Pode-se afirmar que a extracção por solventes se tem evidenciado como uma das técnicas unitárias de maior implementação, revelando-se para além de eficaz, de elevada simplicidade comparativamente a outros processos de separação e purificação.
No já longínquo Setembro de 1984 acabado de chegar ã cidade de Bolonha para aí iniciar o meu post-Doc em Fotoquímica no grupo do Prof. Balzani, fui de improviso introduzido numa reunião onde se discutiam as estratégias para a investigação nos anos seguintes
Um físico meu amigo afirmou recentemente que a Física trata de tudo, dos fenómenos do quotidiano aos problemas do universo; só não trata do sexo dos anjos. A minha proposta é mostrar que a Química bem mais universal na sua matéria e objectivos - tem o universo inteiro por laboratório, mas também não lhe escapa o problema do sexo dos anjos (e não só).
Na História das Ciências, o nome de Louis Pasteur (1822-1895) está muito mais ligado à microbiologia do que à química. Em 1840, concluiu ele o seu primeiro grau académico, decidido a votar a sua vida ao ensino, a nível liceal. Insatisfeito, decidiu, entretanto, graduar-se em Ciências, o que conseguiu, dois anos depois, embora sem evidenciar aptidões especiais para qualquer disciplina do curso.
Este texto'' busca destacar a contribuição do Conde da Barca provavelmente um dos pioneiros da Educação Química brasileira e para tanto se faz urna breve contextualização da Educação no Brasil (Chassot 1994b) na virada do século XVIII para o XIX. As fontes para elaboração desta contextualização foram especialmente documentos oficiais2 pois para a época que aqui contempla não há muitas outras informações disponíveis.
Ao outro dia, com efeito, Afonso veio encontrá-lo na sala de bilhar — onde tinham sido colocados os caixotes — a despregar, a desempacotar, em mangas de camisa e assobiando com entusiasmo.
A Fotólise de Relâmpago (vulgarmente designada por "flash-fotólise") foi desenvolvida nos anos 50 por G. Porter [1] (Prémio Nobel da Química em 1967) e revelou-se uma técnica única para o estudo de reacções em amostras transparentes e homogéneas, nomeadamente em solução diluída, fase gasosa e em meio rígido.
A Palavra das Coisas ou a Linguagem da Química é o título do livro de Pierre Laszlo, editado pela Gradiva na sua prestigiada Colecção Ciência Aberta (74). Quem é Pierre Laszlo? Porquê a Linguagem da Química? Porquê, também, A Palavra das Coisas?
s/n
s/n