Capa
Série II / Número 34 / Volume
Dezembro 1988
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P558
O Boletim da Sociedade Portuguesa de Química tem-nos como novo grupo directivo. Tarefa difícil a nossa, a de tentar dirigi-lo com a qualidade imprimida pelo Joaquim Moura Ramos e seus adjuntos... Mas tentaremos, está prometido !
O objectivo deste estudo é alertar os professores de Química sobre a natureza de algumas dificuldades que os alunos do 8.° ano de escolaridade podem, eventualmente, apresentar no que respeita à aprendizagem do tema «Energia e Reacções Químicas», em particular sobre reacções de combustão, e suas implicações educacionais
Investigação química de ponta faz-se também, hoje em dia, em observatórios de radio-astronomia, onde são descobertos e interpretados sinais fracos de compostos químicos existentes em longínquas nuvens de gás cósmico.
Os clorofluorocarbonos são líquidos incolores ou gases à temperatura ambiente, geralmente insolúveis em água mas solúveis em álcool e em éteres.
O objectivo deste trabalho é a aplicação do ajuste linear de dados a dois casos concretos com vista à determinação de grandezas físico-químicas, exemplificando como se pode complementar uma experiência laboratorial com microcomputadores.
As ideias básicas da termodinâmica clássica foram estabelecidas em meados do século passado. Contudo, a sua aplicação aos fenómenos químicos fez-se só a partir de 1870 devido principalmente aos trabalhos de W. Gibbs, tornando-se a sua aplicação mais generalizada a partir da publicação em 1923 do livro de Lewis e Randall «Thermodynamics».

O primeiro objectivo geral do ensino da Cinética Química num curso universitário é o de habilitar os alunos à determinação de velocidades específicas de sistemas reaccionais concretos; o último, de os tornar aptos a propor mecanismos que descrevam eficazmente o comportamento cinético dos sistemas.


A actividade protónica em solução, pH + , parâmetro indicador da acidez do meio, assume reconhecido interesse em Química. A sua medida e controlo são prática essencial nos mais diversos processos e sistemas que afectam o quotidiano, nomeadamente na Fisiologia, Produção Industrial de bens, Protecção de materiais e Conservação de eco-sistemas.


Uma titulação redox pode ser seguida por potenciometria medindo a variação da F.E.M. da semi-pilha formada pelo par redox conjugado presente no sistema,