Capa
Série II / Número 9 / Volume
Janeiro 1982
Descarregar revista
Aceitar, sem experiência, o cargo de director do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química é a resposta a um desafio que me foi posto e que considerei ser meu dever enfrentar. A tarefa não é fácil principalmente porque sucedo a alguém que com a sua elevada capacidade o projectou para além dos limites da Sociedade. Tentarei fazer o meu melhor para continuar o trabalho ate agora desenvolvido.
Uma droga pode ser definida como qualquer substância que quando introduzida no organismo altera a estrutura ou a função desse organismo. Um medicamento é o tipo específico de droga que é tomado com o fim específico de curar ou prevenir uma doença. Associado ao uso de drogas aparece por vezes o abuso de drogas. Este pode ser considerado como a tomada repetida de uma droga com o fim de obter um efeito que a droga farmacologicamente não pode cumprir. Por exemplo a tomada de anfetaminas para se ser um melhor atleta ou a tomada de alcool para melhorar as capacidades de relacionamento social. Uma droga pode ainda ser usada para a satisfação da curiosidade em relação aos seus efeitos, para a obtenção de prazer esporádico ou associada a ritos religiosos.
Joel Hildebrand, um dos químicos mais eminentes dos Estados Unidos da America, comemorou no passado dia 16 de Novembro o seu centésimo aniversário, em Berkeley, Califórnia, em cuja Universidade ensinou e investigou durante 68 anos.
I. TÍTULO: Descontinuidade da matéria. II. CONCEITO: A matéria é constituída por corpúsculos de dimensões muito pequenas. III. OBJECTIVO: A realização e interpretação de experiências simples permite ao estudante a compreensão
Com o patrocínio da IUPAC, da American Chemical Society e da UNESCO e sob a orientação notável da professora Marjorie Gardner, realizou-se na Universidade de Maryland em College Park, USA, a 6.'' Conferência Internacional de Educação Química. De 9 a 14 de Agosto último, mais de 500 químicos cientistas e professores de 80 países tiveram aí o privilégio de contribuir e beneficiar de um programa muito denso, variado, de nível praticamente inexcedível, e de serem acolhidos com uma organização e simpatia ímpares.
Esta monografia é o resultado do relatório de um Grupo de Trabalho estabelecido pela Comissão de Aspectos Ambientais da Engenharia Química da Federação Europeia de Engenharia Química. O relatório apresenta cinco capítulos de autores diferentes precedidos de um capítulo introdutório redigido pelo presidente do Grupo de Trabalho. A má revisão bibliográfica bem como a inexistência de um índice de matérias, para já não falar de índice remissivo, levam a crer não ter havido editor.
Congressos e Conferências no Estrangeiro
O cloreto de tionilo é um liquido fumante, amarelo ou amarelo claro, de cheiro asfixiante semelhante ao do dióxido de enxofre, p.e. 79°C, que reage com água para dar cloreto de hidrogénio e dióxido de enxofre.