Capa
Série II / Número 6 / Volume
Abril 1981
Descarregar revista
A produção, conservação e distribuição de alimentos à escala do planeta é talvez o problema mais premente da humanidade. E se muito se tem falado sobre o primeiro destes aspectos, já o mesmo não acontece com os dois restantes.
O prémio Nobel da Química deste ano foi partilhado por Paul Berg, da Universidade de Stanford (E.U.A.), e por Walter Gilbert e Frederick Sanger, respectivamente das Universidades de Harvard (E.U.A.) e de Cambridge (Inglaterra).
O objectivo da Química é, em última instância, o estudo e a compreensão das reacções químicas. Compreender as reacções químicas é imprescindível para responder a questões tão importantes como as seguintes:
O nome do novo elemento produzido pelo Homem, com o número atómico 104, marca o início do período da história da Química em que pela primeira vez o nome de novos elementos passa a ser feito de um modo sistemático, acabando uma grande controvérsia que se arrasta há mais de 10 anos. Este é o lado bom. Agora o lado mau: o novo sistema de nomenclatura aparece, talvez, com 100 anos de atraso para ter significado para o químico vulgar.
A louça do artesanato português conta com o apreço seguro do estrangeiro e constitui por isso uma possibilidade de exportação com interesse. A utilização da cerâmica regional como louça de mesa está no entanto condicionada à necessidade de se satisfazerem normas internacionais no que toca a alguns elementos tóxicos e em particular ao chumbo para o qual os limites de tolerância são muito baixos.
Congressos e Conferências no Estrangeiro
De acordo com o artigo trigésimo segundo, parágrafo primeiro dos Estatutos foi convocada a Assembleia Geral da Delegação de Lisboa para o dia 31 de Março às 21 h na sede da Sociedade.
O veículo de comunicação do comité da IUPAC para o ensino da química é a International Newsletter on Chemical Education. Na sede da SPQ em Lisboa existem os números 3, 6 e 9 a 13, e exemplares dos números 9, 11,12 e 13 foram enviados para os Departamentos de Química (ou para as Bibliotecas) das Faculdades de Ciências de Lisboa, Porto e Coimbra das Universidades do Minho e de Aveiro e dos Institutos de Vila Real e Évora e para algumas escolas secundárias. Da Newsletter podem extrair-se Artigos na versão original ou em tradução e, desde que seja feita referência ao original não há necessidade de pedir autorização aos editores
PALESTRAS O Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa decidiu promover,
ÁCIDO NÍTRICO (HNO3) É um líquido fumante, incolor ou amarelo claro, miscível com a água. O CONTACTO COM MATÉRIAS COMBUSTÍVEIS PODE ORIGINAR INCÊNDIOS.