Capa
Série II / Número 5 / Volume
Janeiro 1981
Descarregar revista
Durante os últimos anos a SPQ teve alguma actividade. Muito mais deveria ter sido feito mas isso não aconteceu. Dado que a SPQ não é mais do que o conjunto organizado dos químicos portugueses poderemos dizer que as limitações verificadas na actividade da Sociedade podem ser imputadas a todos os seus sócios e também aos órgãos directivos que não conseguiram um maior poder de mobilização. Uma sociedade nacional de química, embora possa e deva ter uma certa função de liderança, é necessariamente um espelho da sua comunidade científica. Numa sociedade moderna a dimensão e dinamismo desta comunidade. dependem geralmente da dimensão e dinamismo da indústria química nacional. Temos de concordar que também neste aspecto a situação portuguesa, com uma undústria química sem qualquer criatividade, não é encorajadora. Esta análise da situação presente s6 é importante na medida em que nos ajuda a perspectivar o futuro.
No actual estádio de desenvolvimento dos conhecimentos sobre a utilização dos elementos químicos pelos sistemas biológicos sabe-se que apenas cerca de 25 elementos são essenciais à vida, dos quais 11 são requeridos em quantidades apreciáveis (macronutrientes) e os restantes em quantidades reduzidas, por vezesvestigiárias (micronutrientes).
Este relatório foi preparado, para a Comissão, pelos Professores E. B. Sandell e T. S. West, em colaboração com um grupo de trabalho constituído pelo Professor H. Flaschka e pelo Doutor O. Menis. Uma nomenclatura para escalas de trabalho em análise química tinha sido previamente aprovada e publicada em: Pure and Applied Chemistry, 1960, 1, 143. No presente relatório preconiza-se a ampliação daquela nomenclatura, com fundamento numa posterior tentativa que, após ter sido publicada no Information Bulletin, n.° 18, 1972, foi revista e, finalmente, aprovada para publicação pela Comissão Interdivisionária de Nomenclatura e Símbolos e pelo Conselho da União na sua Assembleia Geral, em 1977.
Congressos e Conferências no Estrangeiro
ENCONTRO ANUAL da Sociedade Portuguesa de Química

BROMAÇÃO FOTOQUÍMICA DO TOLUENO


O Professor Stig Sunner faleceu repentinamente no seu laboratório na manhã do passado dia 3 de Junho de 1980, depois de durante vários anos ter lutado contra a doença. Os Químicos Termodinâmicos, em especial os Termoquímicos, perderam um dos seus mais prestigiados cientistas que aliava a essa qualidade a sua extrema simpatia e o seu fino trato.
O pentóxido de fósforo é um p6 cristalino, branco, deliquescente, que REAGE VIOLENTAMENTE COM A ÁGUA. CAUSA QUEIMADURAS GRAVES. Evitar o contacto com os olhos e a pele