Sílvia M. Rocha, recebeu a distinção internacional medalha Prof. Janusz Pawliszyn

O ‘Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras’ ou WARPA, é um fórum anual que se iniciou por proposta da Prof.ª Maria Eugénia Queiroz, na Universidade de S. Paulo (polo de Ribeirão Preto, Brasil) em 2012, visando a discussão, promoção e divulgação das técnicas de ‘preparação de amostras’, tratando-se de um domínio de importância crucial na área da Química Analítica instrumental.

Em todas as edições realizadas, o WARPA distingue sempre um cientista que tenha dado um contributo significativo e, com reconhecimento, no domínio da ‘preparação de amostras’. O principal objetivo do WARPA é, portanto, reunir docentes, investigadores/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da academia e ainda, analistas, técnicos e chefes de laboratório do tecido laboratorial/industrial, tendo como fio condutor a apresentação e o debate dos diversos avanços no domínio ‘preparação de amostras’, fundamentalmente no que diz respeito às inovações, vantagens e limitações que muitas evidenciam ou se revestem. Tem sido um evento itinerante justamente para dinamizar e ajudar a desenvolver o domínio da ‘preparação de amostras’ em outros locais. 

Esta distinção foi atribuída pela Comissão Científica do WARPA, que tem a particularidade de organizar a 14ª edição em Portugal, conjuntamente com o 12º Encontro Nacional de Cromatografia, da SPQ e foi atribuído a Sílvia M. Rocha pelo significativo contributo que tem vindo a oferecer à comunidade científica no domínio da ‘preparação de amostras’.

A investigação de Sílvia M. Rocha centra-se fundamentalmente na caracterização de matérias-primas vegetais e subprodutos agroalimentares, para a prospeção de compostos bioativos, assim como compreendê-los do ponto de vista analítico, tecnológico e sensorial, para o desenvolvimento e conceção de novas formulações. Os seus interesses são igualmente dedicados ao uso de metodologias cromatográficas e hifenadas avançadas para melhor conhecer os sistemas biológicos complexos com base na abordagem metabolómica. Cerca de 85% de suas publicações centram-se no estudo de sistemas biológicos, utilizando amostras reais, como plantas, microrganismos (com interesse biotecnológico ou patogênico), fluidos corporais (recolhidos de forma não invasiva) e ainda alimentar.

No desenvolvimento dos seus projetos, recorreu diversas vezes a conceitos inovadores no domínio da ‘preparação de amostras’ que, para além de outras abordagens, se destacam os trabalhos que envolveram a aplicação da microextração em fase sólida combinada com técnicas instrumentais avançadas, fundamentalmente cromatografia em fase gasosa e cromatografia em fase gasosa bidimensional abrangente combinada com espetrometria de massa, para análise e monitorização sobretudo de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis com interesse na área alimentar, clínica, ambiental e até forense, tendo obtido resultados muito relevantes e dado uma contribuição científica muito significativa nos estudos que se propôs realizar.

Para mais informações sobre o seu trabalho de investigação consultar: http://xchromatographylab.x10.mx/ | http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=7006653213

Publicado/editado: 22/12/2022