Portugal conquista medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Química 2025

Portugal voltou a destacar-se no panorama internacional da ciência! Na 29.ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Química, que decorreu entre 26 e 31 de outubro de 2025, na Universidade Nacional Autónoma do México, Cidade do México e Universidade Autónoma do Estado de Morelos, Cueranvaca, a equipa portuguesa conquistou uma medalha de bronze, arrecadada pelo jovem talento Leonardo Aires, aluno da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro.

A competição reuniu dezenas dos melhores estudantes de Química de países da comunidade ibero-americana (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, Panamá, Perú, Portugal e México), selecionados após provas nacionais altamente exigentes. A representar Portugal estiveram Leonardo Aires da Escola Secundária Mário Sacramento-Aveiro e Diogo Pires, da Escola Emídio Garcia-Bragança, que foram acompanhados pelo mentor Carlos Monteiro do Departamento de Química da Universidade de Aveiro. Esta Olimpíada é o culminar de um intenso trabalho de preparação que um conjunto de estudantes do ensino secundário desenvolve ao longo do ano letivo apoiado pela Universidade de Aveiro e pela Sociedade Portuguesa de Química e que conta com o apoio financeiro do Ministério da Educação através da sua Direção Geral de Educação. Ambos os estudantes, demonstraram uma combinação de rigor científico, curiosidade e paixão pela descoberta, acima da média, destacando-se tanto na prova teórica como na prova prática. 

A Sociedade Portuguesa de Química felicita ambos os estudantes bem como toda a comitiva envolvida, considerando que mais do que uma medalha de bronze, esta nova conquista na OIAQ2025 é um reflexo que uma geração de futuros químicos portugueses de excelência se está a formar, e que representa uma inspiração para todos os que sonham seguir o caminho da ciência. 

 

 


Publicado/editado: 03/11/2025