Grupo de Químicos no Estrangeiro (GQE)

A Sociedade Portuguesa de Química aprovou na sua última reunião do Conselho Diretivo (14/12/2018) a criação do Grupo de Químicos no Estrangeiro (GQE). O GQE tem como missão servir como um mecanismo bidireccional, facultando a proximidade dos sócios emigrantes à SPQ e à comunidade química portuguesa em geral. Pretende também promover oportunidades de internacionalização a membros da SPQ, assim como cooperações institucionais internacionais.

Os objectivos do GQE são de:

a) manter ou criar o laço de emigrantes com a SPQ;

b) criar oportunidades para o acolhimento de químicos nacionais em laboratórios estrangeiros;

c) aumentar a visibilidade a nível nacional de químicos portugueses espalhados pelo mundo;

d) fomentar a criação de redes de contactos para calls de financiamento internacionais;

e) manter os emigrantes actualizados no que diz respeito às actividades da SPQ e do desenvolvimento da química em Portugal;

f) publicitar oportunidades que possibilitem o regresso de emigrantes ao país de origem.

A primeira iniciativa agendada será a criação de uma newsletter (sob a forma de email) a ser difundida pelos vários membros do grupo, pelo que se apela à actualização dos dados e inscrição de potenciais interessados na área de sócio da SPQ. A direcção do grupo para o primeiro triénio ficará a cargo dos impulsionadores deste projecto, nomeadamente Presidente Nuno Candeias (Tampere University, Finlândia) e vice-presidentes Muna Sidarus (Metrohm AG, Suiça) e Nuno Maulide (University of Wien, Áustria).
 


Publicado/editado: 23/01/2019