Concurso de fotografia: Um flash sobre a Química

O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) desafiou os estudantes inscritos em Mestrados e Doutoramentos na área científica de Química e afins, bem como os jovens investigadores da mesma área, a enaltecer a importância da Tabela Periódica e dos Elementos Químicos nos dias de hoje através de fotografias originais. O concurso pretendeu sensibilizar para a importância da Química na sociedade atual, estimular a criatividade e promover um espírito de competição saudável através da prática fotográfica. Esta 2.ª edição contou com o patrocínio da SOQUÍMICA. As fotos são espetaculares! Conheças as vencedoras.

1.º Lugar. Fotografia "O poder do hidrogénio", da autoria de Rita Figueiredo Pires, estudante de doutoramento no CQFM-IN e IBB, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Não é uma visão do Espaço ou um qualquer planeta distante, o que vemos é um balão de vidro. Pura química. Lá dentro, o hidrogénio estabelece pontes entre os braços tentaculares de um dendrímero de poliurea. O resultado é fascinante, uma fluorescência azul, intensa e intrínseca. O fenómeno raro, também observado na natureza durante a agregação de folhas beta de fibras amiloides, é explicado pela deslocalização de eletrões através das pontes de hidrogénio. Não é um planeta, mas viajamos com o olhar. Elementos químicos destacados: Hidrogénio, Azoto, Oxigénio e Carbono.

2.º Lugar. Fotografia "MOFs - as redes cristalinas do futuro para resolver os problemas do presente", da autoria de Ana Daniela Gonçalves Firmino, doutorada do Centro de Química Estrutural (CQE), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Esta imagem mostra a morfologia bastante peculiar de um dos materiais híbridos, vulgo MOFs, que sintetizo e investigo. MOFs (ou Redes Metalo-Orgânicas) são polímeros de coordenação porosos com uma rede cristalina muito bem definida. Têm um comportamento químico muito particular: são "materiais-esponja" usados para a separação seletiva de todo o tipo de moléculas. Esta imagem é de uma MOF construída por um ácido fosfónico e um lantanídeo (6º Período da Tabela Periódica) como centro metálico. Elementos químicos destacados: Érbio, Fósforo, Oxigénio, Carbono e Hidrogénio.

Menção honrosa. Fotografia "Sete elementos, sete cores", da autoria de João Avó, doutorado do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Nesta fotografia evidencia-se a fluorescência de sete compostos orgânicos dispersos numa matriz polimérica, constituídos por sete elementos comuns em química orgânica: hidrogénio, carbono, oxigénio, azoto, enxofre, fósforo e silício. Com apenas estes elementos, foi possível obter uma diversidade de compostos com fluorescência das sete cores do arco-íris e com aplicação em dispositivos luminescentes, células fotovoltaicas, sensores óticos e imagiologia de fluorescência. Elementos químicos destacados: Carbono, Hidrogénio, Oxigénio, Azoto, Enxofre, Fósforo e Silício.

As fotografias serão exibidas no XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que terá lugar na Universidade do Porto, de 24 a 26 de julho de 2019.
O GQJ parabeniza todos os participantes!


Publicado/editado: 24/05/2019