Falecimento Professor José Simões Redinha (1927-2025)

É com profundo pesar que a Sociedade Portuguesa de Química comunica o falecimento do Professor José Simões Redinha.

O Professor José Simões Redinha foi convidado para assistente na Universidade de Coimbra em 1951, onde foi catedrático até à jubilação.  Foi diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia e foi durante o seu mandato, que a antiga Faculdade de Ciências passou a ser Faculdade de Ciências e Tecnologia. Foi várias vezes diretor do Departamento de Química desta Faculdade e criou alguns institutos tecnológicos de ligação da Universidade ao meio industrial, tendo-lhe sido atribuído a Medalha de Ouro da cidade de Coimbra. Destacou-se no ensino e investigação em termodinâmica química e no estudo de não-eletrólitos, e foi membro da Academia das Ciências de Lisboa.

Colaborou em diversas ocasiões com a Sociedade Portuguesa de Química, a primeira publicação na Revista Portuguesa de Química data de 1961 e a sua última contribuição para o QUÍMICA foi realizada 60 anos depois, em 2021.

O seu exemplo de rigor, vigor e dedicação ao serviço publico e à ciência será sempre recordado com gratidão e respeito.

À família, amigos e colegas, a SPQ apresenta sentidas condolências.

O velório decorrerá a partir das 15H00 no Mosteiro de Celas e o funeral encontra-se agendado para o dia de amanhã, sexta-feira, às 10H00.


Publicado/editado: 04/09/2025