Faleceu José Luís Costa Lima (1945-2022)

É com profundo pesar que a Sociedade Portuguesa de Química comunica aos seus associados o falecimento do Professor José Luís Fontes da Costa Lima. Aos seus familiares e amigos a Direção da SPQ apresenta sentidas condolências.

Membro ativo da Sociedade Portuguesa de Química, desde longa data, contribuiu de forma empenhada a diferentes níveis tendo atuado como Vice-Presidente da Sociedade (2004-2006), Presidente da Divisão de Química Analítica (2002-2004), Presidente da Delegação do Porto (2010-2015) e Vogal da mesma delegação (nesta qualidade por diversas vezes). Foi um dos pioneiros e mentor dos Encontros Luso-Galegos de Química, que desde 1984, se realizam alternadamente entre a Galiza e o Norte de Portugal, e que têm um forte impacto junto dos investigadores mais jovens, por constituírem em muitos casos a sua estreia como oradores científicos. A sua dedicação e afeto pelos jovens estudantes de doutoramento está patente nos mais de 60 doutorados que formou ao longo dos anos e que apelidava de seus “filhos” científicos.

Ao longo de mais de 50 anos de atividade, sempre na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi autor e coautor mais de 500 artigos científicos e mais de 3000 comunicações em congressos e simpósios nacionais e internacionais. A par da sua atividade de investigação, o Prof. Costa Lima teve longa carreira como docente universitário, tendo criado uma escola de Química Analítica que perdura na história da FFUP e tendo sido responsável pela introdução de vários conceitos e técnicas neste domínio. Foi ainda diretor da Faculdade de Farmácia por dois períodos (1998-2000 e 2010-2015), estando associado ao processo transição da FFUP para as atuais instalações do Complexo ICBAS-FFUP. Jubilou-se em 2015 e desde 2017 que era Professor Emérito da Universidade do Porto.

O reconhecimento nacional e internacional está patente nas inúmeras distinções com que foi reconhecido, das quais se destacam o Prémio de Mérito da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica (2021), Membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências (desde 2005), e o Prémio Ferreira da Silva da SPQ (2012).

O Prof. José Luís Costa Lima, contava 76 anos, há pouco completados, tendo falecido na terça-feira, 1 de fevereiro deste ano de 2022, para grande pena de todos os que foram contagiados pela sua maneira de ser, particular e cativante. Sem dúvida uma grande perda, para a SPQ e para a Química nacional.


Publicado/editado: 07/02/2022