Bolsa de Gestor Científico da Sociedade Portuguesa de Química

Contrato: bolsa de 12 meses (com possibilidade de renovação por um período adicional de 12 meses)

Renumeração: mensal de 1495 euros (de acordo com a tabela da FCT)

Habilitações literárias: Doutoramento

Descrição da habilitação: Doutoramento em Química ou afim

Local de Trabalho: Direção da SPQ (no ano de 2015-2016, Departamento de Química da UC, Coimbra) e sede da Sociedade Portuguesa de Química (Lisboa).

Factores de preferência: Dá-se preferência a candidatos com experiência em gestão e/ou divulgação de ciência, capacidade de utilização de ferramentas informáticas e de comunicação. Facilidade de deslocação entre as várias delegações no país.

Método de Seleção:  50% curriculum vitae, 10% carta de motivação e 40% entrevista.

Objetivos

i)  Articulação com a direção da SPQ e a sede nomeadamente no estabelecimento, levantamento e implementação de procedimentos e na tomada de iniciativas que visem efetuar o levantamento do estado da química em Portugal: obtenção do perfil do químico em Portugal, onde se encontra, que funções exerce, etc.

ii) Criação do livro branco “A Química em Portugal”.

iii) Captação de novos públicos (e sócios) para a SPQ, nomeadamente sócios institucionais; estabelecimento de parcerias com as instituições empresarias dos sector da Química portuguesa. Uniformização dos conteúdos a apresentar nas ações de divulgação. Elaboração e implementação de uma estratégia de presença nos meios de comunicação social da SPQ. Promoção e divulgação da Química portuguesa aos alunos do ensino básico e secundário; articulação com a SPQ e seus associados de ações de divulgação nas escolas.

 

Formalização da candidatura

As candidaturas devem ser formalizadas através de email  para sede@spq.pt,  onde devem constar os seguintes documentos:

  1. Curriculum vitae.
  2. Fotocópia do certificado de habilitações.
  3. Carta de motivação.
  4. Cartas de recomendação.

Júri

O júri será composto pela direção da SPQ (presidente, vice-presidente, secretário-geral e secretários-gerais adjuntos). Na entrevista deverão encontrar-se pelo menos dois dos elementos da direção.

Abertura do concurso para recepção de candidaturas: de 15 de outubro a 5 de novembro


Publicado/editado: 12/10/2015