Rede Europeia de Químicos Jovens (EYCN)

A Rede Europeia de Químicos Jovens (European Young Chemists’ Network – EYCN) é a divisão de químicos jovens da Sociedade Europeia de Química (European Chemical Society –EuChemS), que reúne químicos jovens (menos de 35 anos) pertencentes a uma sociedade europeia. A EYCN foi fundada em 2006. A ideia de criar a EYCN dentro da EuChemS surgiu após várias reuniões de jovens cientistas na Europa. Em 31 de agosto de 2006, durante o 1.º Congresso Europeu de Química (European Chemistry Congress) em Budapeste, foi escrito um artigo intitulado “Aims, Tasks and Goals of EYCN”. Em março de 2007, Jens Breffke (Alemanha) e Csaba Janáky (Hungria) convidaram todas as sociedades europeias a enviar os respetivos delegados nacionais a Berlim, a fim de estabelecer as regras da EYCN, que foram posteriormente confirmadas pelo comité executivo da EuChemS. Enquanto isso, a EYCN juntou todos os químicos jovens dentro da estrutura da EuChemS para fomentar a partilha de conhecimento, experiências e ideias.

 

A EYCN dispõe de uma direção constituída por quatro equipas individuais (Equipa de Recrutamento, Equipa de Networking, Equipa de Ciência e Equipa de Comunicação), que têm responsabilidades específicas, sendo cada uma delas gerida por um líder. Sendo uma das divisões mais ativas da EuChemS, o principal objetivo da EYCN é apoiar e orientar estudantes, jovens investigadores em início de carreira e profissionais através de prémios (prémios de melhor poster e melhor apresentação oral e o Prémio Europeu de Químico Jovem – European Young Chemist Award (EYCA)), programas de intercâmbio (bolsas de estudo, programa de jovens químicos que atravessam fronteiras –Young Chemists Crossing Borders program (YCCB) e atividades educativas (conferências, atividades de planeamento e gestão de carreira, simpósios de soft-skills).

 

É importante salientar que a EYCN colabora com outras redes de químicos jovens na Europa e para além desta. É de destacar a colaboração particularmente frutífera com o Comité de Químicos Jovens da Sociedade Americana de Química – American Chemical Society - Younger Chemists Committee (ACS–YCC), assim como a recente e ativa cooperação com a Rede Internacional de Químicos Mais Jovens (International Younger Chemists Network – IYCN).

 

 

Para além do apoio financeiro assegurado pela EuChemS, a EYCN tem sido apoiada pela EVONIK Industries ao longo dos últimos anos.

 

 

 

 

 

João Borges (Delegado Português e Membro da Equipa de Networking da EYCN)

Carina Crucho (Delegada Portuguesa da EYCN)

Dimitra Pournara (Delegada Grega e Membro da Equipa de Networking da EYCN) 


Publicado/editado: 05/02/2019