Capa
Série III / Anno 6 / Número 1
1931
Descarregar revista
O conhecimento das intensidades máximas da radiação solar apresenta um interesse particular na actinometria. Posto que quási todos os factores tendam a diminuir, por difusão e por absorção, o efeito da radiação solar na sua passagem através das camadas atmosféricas, são contudo os valores mais elevados que caracterizam a marcha e a repartição geral da radiação solar nas diferentes regiões do glôbo terrestre. Apresentamos em seguida algumas séries dos valores máximos (Qmáx ) da intensidade da radiação obtidos, quer nos oceanos (Oceano Atlântico e Índico), quer nas estações continentais ou montanhosas» quer finalmente na atmosfera livre.
Pelo Ex.mo Senhor Dr. Lobo da Costa, Dig.mo Intendente de Pecuária de Coimbra, foi-nos solicitada a determinação das constantes físico-químicas e da radioactividade da Agua das Corgas. Eis os resultados dos trabalhos que empreendemos: A Agua das Corgas, Sazes, Penacova, é hiposalina, levemente bicarbonatada, cálcica, levemente ferruginosa e magnésica.
Xuma minha publicação I1), que teve por fim tentar uma explicação da origem dos minérios radioactivos secundários que constituem a maioria dos jazigos radíferos conhecidos como existentes em Portugal, dei conta do estudo que eu, em tempos, tinha feito de algumas amostras de granitos portugueses, sob o ponto de vista do seu conteúdo em rádio. Os resultados que eu obtive puzeram em evidência, nos gra-nitos que se encontram nas proximidades dos jazigos radíferos, uma maior riqueza em rádio, quando comparados com os granitos de regiões afastadas dos ditos jazigos.
Nas proximidades da vila de Mangualde, nos sítios denominados da Regada e Cabeço do Seixo, cêrca de 1 quilómetro a NE. da estação do caminho de ferro, encontram-se em exploração alguns filões de pegmatite, donde se extrai ortoclase destinada às fábricas de porcelana.
1. - Num tubo de ensaio bem limpo e seco deitar um fragmento de zinco absolutamente puro (fuer forenzische Zweck, dos fabricantes alemães) e alguns c. c. de ácido sulfúrico puriss. diluído a 1/3 em pêso. 2. - Tocar o zinco com um fio de platina. Comparar com a exp. 1 (nesta, a velocidade da reacção será nula). Ao fim de 10 m. pouco mais ou menos, retirar o fio. A reacção continua. 3.-Substituir o fio de platina por outro de cobre puro ou uma tira de lâmina de cobre puro, bem limpo (com HNOs e água). Comparar com os resultados obtidos em 1 e 2.
As notações e os símbolos que seguem, adoptados definitivamente pela Comissão Electrotécnica Internacional, são o resultado dos estudos ponderados das sub-comissões especialmente constituídas para esse fim e foram consagrados finalmente pela sua apro-vação em sessão plenária. A Comissão Electrotécnica Portuguesa, iniciando os seus trabalhos, tinha evidentemente de começar pela fixação das designações e símbolos representativos das grandezas eléctricas e dos sinais gráficos a empregar nos esquemas de instalações.
1. Caracteres gerais das águas. - Cor, aspectos, sedimentos, untuosidade, cheiro, sabor, libertação de gases (imediata ou com o tempo), alterações. Termalidade. Reacção. 2. Determinações químicas qualitativas, principalmente as que digam respeito à sua mineralização especial e princípios de inquinação. 3. Análise quantitativa. Alcalinidade e sua determinação, modalidades e variações. Determinação de PH - Métodos colorimé-trico e electrométrico. 4. Deter
Aos 24 de Janeiro de 1924, na Sala da Reitoria da Universidade do Pôrto, sob a presidência do Ex.mo Sr. Reitor, Dr. Alexandre Alberto de Sousa Pinto, reuniu o Conselho do Instituto de Climatologia e Hidrologia da Universidade do Pôrto, estando presentes os Srs. Profs. Alberto Aguiar, Alfredo Magalhães, Castro Portugal, Tomás Dias, José Salgado e Alvaro Machado. Foi lida e aprovada a acta da sessão anterior. Entrando-se na ordem do dia, o Sr. Pesidente declarou que a Comissão Executiva fêz uma revisão ao projecto do Regulamento do Instituto, em discussão, de que resultaram algumas emendas. O Secretário Ieu o projecto, artigo por artigo, com as emendas feitas, sendo assim discutido e aprovado pelo Conselho.
Ao ver anunciada esta nova publicação de Sir Ernest Rutherford, pela Cambridge University Press, imaginei que se tratasse da desejada nova edição do tratado de Rádioactividade dêste autor, tratado que, depois de duas edições em 1904 e 1905, apareceu refundido e posto em dia 11a publicação de 1913, sob o título de «Radioactive Substances and their Radiations». Confirmei-me nessa opinião quando, ao possuir o volume, li sôbre a capa: "êste novo trabalho tomará o lugar do «Radioactive Substances and their Radiations» que foi publicado em 1913 e que desde alguns anos está fora do comércio.
O sr. dr. Luís Simões Raposo, professor auxiliar na Faculdade de Medicina de Lisboa, sob o título - A acção biológica e terapêutica das radiações , publicou um livro com o resumo de algumas lições do seu curso de Patologi? Geral, professadas naquela faculdade, tendo a amabilidade de, particularmente, nos oferecer um exemplar, que agradecemos. Entendemos útil apresentar êste trabalho na revista bibliográfica aos leitores da Revista de Química Pura e Aplicada, órgão da Sociedade Portuguesa de Química e Física. O volume apresentado é o primeiro duma série que o autor se propõe publicar, anunciando desde já o aparecimento, em curto praso, dos três seguintes: A hereditariedade e a constituição normal e patológica. O meio interno e as suas modificações pelos agentes químicos. Infecção, Imunidade.
Centenário da Associação Inglêsa para o avanço das ciências. Centenário da des-coberta da indução electro-magnética por Faraday
«Em vista da suposta antipatia entre o oxigénio e o flúor, é interessante notar a preparação por O. Ruff e W. Menzel, dum óxido dêste halogénio particularmente activo tendo a fórmula especial OF2. A preparação é feita juntando flúor a uma solução de hidróxido de sódio a 5 °/0 e fraccionando em seguida o composto resultante a muito baixas temperaturas (Zeitsch. anorz. allgem. Chem. igo, 257, 1930). O óxido é um líquido intensamente corado de amarelo com um ponto de ebulição de 1460,5, obtido por extrapolação, e solidificando a cêrca de 2240. Em vista destas constantes não é surpreendente que o óxido tenha por tanto tempo escapado à observação».
RESUMO PAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS DOS MÊSES DE JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO