Capa
Série I / Anno 10 / Número 1-6
1914
Descarregar revista
Os jazigos de nitro no Chili. - Os prémios Nobel. A sociedade chimica argentina. Um curso de chimica popular, pelo Prof. ACHILLES MACHADO. Medica-mentos novos. O texto portuguez dos actos da conferencia internacional de Madrid, para a protecção da propriedade industrial, assignados a 14 e 15 de abril de 1891. 2.a conferencia internacional de unificação dos methodos de analyses dos productos alimentares (7 a 14 de Outubro de 1912)
Lista completa, por ordem alphabetica dos nomes em lingua franceza dos paizes, dos Membros do Conselho da Associação Internacional das Sociedades Chimicas.
No 8.° Congresso internacional de Chimica applicada cele-brado em New York, em setembro de 1912, os congressistas emittiram o voto de se introduzirem mudanças menos frequentes na tabella official dos pesos atomicos. Taes mudanças são, por vezes, um transtorno para os te-chnicos; e o voto preconiza a conservação, sob o ponto de vista legal e commercial, da tabella de 1913 até ao proximo Congresso, que se devia realizar em 1915.
Ha uns 2 annos a Fiscalisação dos generos alimentícios apprehendeu e condemnou em Lisboa 1:340 kilos de azeite, por ter uma acidez ligeiramente superior a 5 %, como tal devendo ser considerado como alterado, no sentido do art. I.0 do R. G. A. e, portanto, incurso na pêna do § I.0 do art. 2.° do mesmo R. G. A. (2). O interessado interpoz recurso e nomeou-me seu perito. Em seguida vão especificadas as quantidades e os resul-tados da l.a e 2.a analyse.
Em 1811 AMEDEO AVOGADKO estabeleceu a saa celebre hypothese. Embora AMPERE chegasse também trez annos mais tarde á mesma hypothese, fora esta no principio apenas notada pelos chimicos, depois recusada,durante muitos annos como não correspondendo aos factos. Foi preciso mais de meio século para que a reconhecessem em geral como valiosa. E'' certamente interessante, para a historia da chimica, tentar esboçar qual foi, n''esta época, a opinião dos sábios competentes sobre a hypothese D''AVOGADRO, e, ao mesmo tempo fallar das experiencias que a fizeram reconhecer mais tarde como uma theoria physica e chimica fundamental.
On sait qu''aux divers termes de la série isologue ... correspondent autant de séries homologues, et qué Ies termes de la première de cellesci, représentée par CNH2N+2, sont uni-ques; que Ies termes de la seconde série ont. deux isomères, que ceux de la troisième en ont trois, et ainsi de suite, de manière que Ie nombre des isomères possibles, pour chaque terme, est égal à celui qui indique l''ordre de la série.
L''emploi multiple du peroxyde d''hydrogène en pharmacie a fait que l''on a attaché une importance spéciale à la prépara-tion de solutions d''eau oxygénée purés et constantes de concentration quelconque. Aujourd''hui on a réussi á préparer des produits qui, sous ce rapport, sont parfaits. Mais Ies avantages préconisés, en général, pour l''emploi des préparations solides sur Ies produits liquides usités en pharmacie, ont provoqué l''exécution d''essais pour amener éga-lement l''eau oxygénée sous forme solide, facile á distribuer on pharmacie.
Seja-nos permittido fallar de passagem do kaolino que occorre n''esta região e constitue um elemento importante de ri-queza, pois é com elle que se fabrica a porcellana fina na manufactura da Vista Alegre, perto da cidade de Aveiro. Esta manufactura tem extrahido o kaolino successivamente em diversos pontos dos concelhos da Feira e de Ovar, á maneira que as bolsadas se vão esgotando umas atraz das outras.
A la dernière réunion de la section de New-York de la "Society of Chemical Industry„, Ie Dr. L. H. BAEKELAND a donné lecture d''un mémoire sur la cellule TOWNSEND. Il adonné Ie résultat du travail pratique que la cellule a fourni, durant une opération continue s''étendant sur 1 j an, dans une grande usine consommant 1000 chevaux-vap. Cela a été Ie premier compte-rendu qui a été fait publiquement sur Ie sujet et nous sommes contents de pouvoir indiquer à nos lecteurs quelques unes des déclarations faites par Ie Dr. BAEKELAND .
A presença da emanação radioactiva, mais ou menos intensa, nas aguas mineraes é ponto averiguado em hidrologia. Tem'' havido todavia uma exagerada preoccupação nas emprezas exploradoras das aguas mineraes em querer a todo o custo que as suas fontes sejam radioactivas, e mais radioactivas que qualquer outra nascente de aguas mineraes. É a febre da radioactividade, como lhe chamou CH. MOU-REU no Congresso Internacional de Hydrologia de Madrid (Out. de 1913).
Pelos meados do século passado, em 1845, um chimico austríaco, pela descoberta da variedade inoffensiva do phos-phoro, ammoniacado phosphoro vermelho, fazia progredir e melhorar a industria das accendalhas phosphoricas, determinando o emprego d''esse phosphoro na preparação dos phosphoros de segurança ou phosphoros higiénicos, que, por terem por centro principal de fabrico a Suécia, são conhecidos também pelo nome de phosphoros suecos.
O poder crystallogenico do sulfato d''ammonio foi estudado por alguns chimicos. Os Srs. LEPIERRE e LACHAUD ('') e o Sr. KLOBB (2) descreveram assim novos saes de ferro, de nickel, de cobalto, de magnésio, de cobre, d''uranio, etc.
Inflnence de diverses solutions sur la température de déshydratatíon de l''hydrate caivrique humide. Voici, en résumé, Ies résultats obtenus par D. TOMMASI en chauffant l''hydrate cuiorique en présence de diverses solutions:...Cet appareil, imaginé par D. TOMMASI, se compose d''un tube en verre en forme de tube à essai scellé à la lampe vers sa partie supérieur et ayant 20 à 25 cm. de hauteur sur 3 a 4 cm. de diamètre. Dans l''intérieur du tube se trouve suspendu, au moyen d''un ill de platine, une bande de papier de tournosol bleu imbibée d''une solution neutre de chlorure d''ammonium.
O aceio do corpo e a limpeza dos vestidos foram sempre indícios de uma civilização adeantada. Na época mais florente de Roma, no principio do império, a elegancia dos hábitos que tendia a exaggerar-se, acompa-nhando a corrupção dos costumes, dava grande apreço áquelles signaes exteriores da propria estimação. Nenhum povo da antiguidade deixou tantos vestígios da sua paixão pelo aceio do corpo, como aquelles que os Romanos nos legaram nas ruinas das sumptuosas thermas e banhos, que ainda hoje encontramos por toda a parte aonde se estendeu o seu domínio.
Em 24 de novembro de 1905, ás Ires horas da tarde, o chefe da nação portugueza, o fallecido rei de Portugal D. CARLOS I e o Presi-dente da Piepublica francesa fizeram uma visita official ao Musou d''his-toria natural de Paris. Por essa occasião foram convocados para o gran-de amphitheatro do Museu os membros da Academia de sciencias do Instituto de França, os membros da Academia de medicina, o vice-reitor da Universidade de Paris, os professores do Gollegio de França, o pessoal scietilico do Museu, os professores da Faculdade de Scien-cias, da Faculdade de Medicina, da Escola de Pharmacia, o pessoal dos grandes estabelecimentos scientiíicos de Paris, os membros do Instituto Pasteur, os membros da direcção das sociedades sabias, e um grande numero de altas personalidades. O Presidente do conselho de Ministros, os Ministros de instrucção publica, da guerra, do interior, das colonias, da agricultura, o Sub-secretario d''Estado de Bellas-Artes, o Governador militar de Paris, o Vice-presidente do conselho de Es-tado, a legação de Portugal «au grand complet» tinham aguardado no iMuseu os augustos visitantes.
Patentes de invenção concedidas em Portugal, em Fevereiro de 1914, referentes a industrias chimicas
Tomando em consideração a proposta da Gomisão técnica dos métodos químico-analiticos; Manda o Govêrno da República Portuguesa que sejam publicados no Diário do Govêrno e adoptados nos laboratórios químicos de-pendentes da Direcção Geral da Agricultura os métodos oficiais para a análise das banhas, que foram elaborados pela referida comissão e fazem parte integrante desta portaria. Paços do Govêrno da República, em 31 de Julho de 1912. - O Ministro do Fomento, António Aurélio da Costa Ferreira.
DIRECÇÃO GERAL DE SAUDE - Tendo a lei de 9 de Julho de 1913 que organisou os serviços da Direcção Geral da Agricultura determinado que a fiscalização sanitaria dos generos alimenticios era atribuição exclusiva dos serviços de saúde e dado por extinta a comissão creada por decreto de 24 de Dezembro de 1901.
Historia da chimica: Noticia sobre Louis HENRY, par M. DELACRE; Chimica ge-ral: O desenvolvimento da theoria de Avogadro, por C. GRAEBE; Elementos de chimica inorganica. por N. WILLIAM OsTWALD, 2.a ed; Iiilroducção á chimica dos complexos, por G. URBAIN et A. SKNÉCHAL; Chimica industrial: As no-vas fabricas electrolilicas para os alcalis, nas quedas do Niagara; Discurso na sessão de encerramento do VII congresso internacional de chimica applicada, em Londres, a 2 de junho de 1909, pelo Dr. L E. MOURGUES; Manuil do chi-mico e do industrial, por L. GABBA; Merceologia e instituições commerciaes, por A. BIANCHI;Vinificação moderna, por PEDRO BRAVO e DUARTE DE OLIVEIRA - Boletim scientifico e industrial da casa Roure-Bertrand, filhos, de Grasse (j.a série, outubro de 1913, 11.0 8); Apparelkos de chimica: As novi-dades chimicas para 1914, por C. POULENC; Physica: Curso de physica geral, por OLIVIER
«Se se encaram todos os corpos da naturêsa, quer êles pertençam ao reino mineral, ou ao reino animal ou vegetal, ou se consideram os proprios objectos fabricados pela mão do homem, reconhece-se que êles se distribuem em duas grandes categorias: uns teem um plano de simetria, outros não o teem. «Eis aqui uma mêsa, uma cadeira, um dado de jogar, o corpo dum indivíduo; pôde imaginar-se um plano passando por estes objectos e pelo corpo humano, que os divide em duas metades absolutamente eguaes. Assim, um plano que passasse pelo assento e pelas costas dum fauteuil, deixaria à sua direita as mesmas partes que estariam à sua esquerda. Do mesmo modo, um plano vertical que passasse pelo meio da testa, pelo meio do naris, da bôca, e do queixo dum indivíduo, deixaria à sua direita um conjuncto de partes que se encontrariam do lado esquerdo.
Os jazigos de nitro no Chili; Prémios Nobel; Sociedade chimica argentina; Um curso de chimica popular; Medicamentos novos; O texto portuguez das Actas da Conferencia internacional de Madrid sobre propriedade industrial assignados, a 14 e 15 de abril de 189; 2º Conferencia internacional de unificação dos methodos d''analyses dos productos alimentares; Os chimicos de Vergara, e nomeadamente Proust