Capa
Série II / Número 120 / Volume
Março 2011
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P650
Este número é o primeiro de 2011, um ano particularmente importante para a Química e para a Sociedade Portuguesa de Química.

Após um interregno de nove anos, a Sociedade Portuguesa de Química e o Colégio de Químicos da Galiza decidiram reactivar a série de Encontros Científicos Luso-Galegos de Química.


O 10º Encontro Nacional de Fotoquímica teve lugar na Reitoria da Universidade do Porto, no emblemático edifício da Praça dos Leões.


A Universidade de Coimbra acolheu o 2º Encontro Nacional de Química Terapêutica, que se realizou entre 28 e 30 de Novembro de 2010, sob os auspícios da SPQ e com o patrocínio da European Federation for Medicinal Chemistry, EFMC.
A espectrometria de massa é uma das áreas de investigação científica mais importantes na actualidade e o suporte analítico e instrumental em diversos domínios científicos, destacando-se a química, as ciências da vida, saúde, ambiente, proteómica e nanotecnologias.
O curso avançado Modern Methods of Structure Elucidation – 2010 (http://cqe.ist.utl.pt/events/mmse2010), organizado pelo Centro de Química Estrutural – Instituto Superior Técnico (CQE-IST),
Pelo quarto ano consecutivo a SPQ realizou um inquérito de satisfação para prospecção de opiniões relativas ao funcionamento e aos serviços da Sociedade
Reconhecendo que o conhecimento da matéria que constitui o nosso mundo se baseia na Química;
Decorreu em Paris, na sede da UNESCO, o lançamento ofi cial do Ano Internacional da Química (AIQ). O ano de 2011 foi, como se sabe, proclamado “Ano Internacional da Química” pela Assembleia Geral das Nações Unidas, fi cando a UNESCO e a IUPAC com o encargo de dinamizarem as iniciativas correspondentes a nível internacional.

Ao iniciar-se o Ano Internacional da Química, cada sócio da Sociedade Portuguesa de Química deve ser, ainda mais do que em anos normais, um divulgador desta ciência junto dos seus concidadãos não químicos (incluindo colegas de outras áreas, às vezes com ideias erradas ou desactualizadas), jovens e menos jovens, sempre que possível esclarecendo-os e mostrando a importância enorme da Ciência Central.


A química é a ciência central: ela faz a ligação entre todas as outras ciências. É a ciência que muda o mundo, e fá-lo literalmente, pois é a ciência da matéria e das suas múltiplas transformações.


O ano em que se comemora o centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, foi decretado pela UNESCO o Ano Internacional da Química (AIQ).
Dado que a celebração do Ano Internacional da Química se centra no ano do centenário da atribuição do Prémio Nobel a Madame Curie, e que neste ano também se pretende celebrar a mulher na Química, este iniciou-se, a nível global, com uma proposta de Mary Garson, professora de química na Universidade de Queensland, Brisbane, Austrália.
Realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2010, na Hungria, a conferência “Mulheres Químicas e Inovação”, organizada pelas Professoras Livia Simon Sarkadi (Divisão de Química Alimentar da EuCheMS) e Éva Vámos (Grupo de Trabalho sobre a História da Química).
No passado dia 27 de Janeiro, a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto acolheu a palestra “Química na Vida dos Engenheiros”, organizada pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ) da mesma faculdade.

Transcrição da apresentação feita por Miguel Castanho no lançamento do livro realizado na residência ofi cial do embaixador do Reino Unido, no dia 2 de Novembro de 2010: ...


O Prof. Fernando Pina é o vencedor do Prémio Ferreira da Silva 2010. Este prémio foi instituído pela Sociedade Portuguesa de Química em 1981, sendo concedido a químicos portugueses que, pela obra científica produzida em Portugal, tenham contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas.
No ano em que se comemoram o centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie e o Ano Internacional da Química, é oportuno recordar e analisar a herança deixada à Humanidade por esta cientista excepcional.
A síntese orgânica representou um marco capital na História da Química, conduzindo ao fim da filosofia vitalista que considerava que as substâncias constitutivas dos animais e das plantas eram de natureza diferente dos corpos minerais, não obedecendo às mesmas leis, nem podendo ser feitas em laboratório.
Discute-se o conceito de Síntese Verde (SV) e a sua génese, procurando caracterizar-se a Síntese Verde ideal e analisar as dificuldades da sua implementação.
A ciência é o resultado da sua história. É justamente por isso que nos propomos revisitar a obra de Kurt Paul Jacobsohn (1904-1991), um cientista alemão que realizou em Portugal grande parte da sua carreira científica, tornando-se assim uma figura da história da ciência portuguesa que importa conhecer e divulgar.
O Prémio Freire Marreco é o prémio de maior prestígio e o único que inclui uma medalha, atribuído anualmente pela Universidade de Newcastleupon-Tyne, UK, ao seu melhor aluno de Mestrado em Química, MChem.
Desde cedo o homem se interrogou sobre como a matéria seria constituída. A expressão “átomo” surgiu na Grécia antiga e marcou profundamente a Ciência.