Capa
Série II / Número 68 / Volume
Março 1998
Descarregar revista
s/n
s/n
Ao iniciar este discurso inaugural, o meu pensamento recua nos séculos a quando, contam-se já mais de novecentos anos, na nossa cidade a paixão pelo saber levou ao primeiro esboço da instituição que hoje conhecemos pelo nome de Universidade. E a minha gratidão vai para a longa fila de cientistas que deram fama ao nosso ateneu e que nos abriram o caminho da ciência.
Much of the field of biochemistry is devoted to the study of the structure and function of enzymes. Advances in biotechnology in the past few decades have allowed for cloning and expression of large quantities of enzymes, but more physical techniques are required for characterization of the structure and function of enzymes.
Em 1898, F. R. Japp subordinou a sua Lição inaugural do LVII Encontro da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, celebrado em Bristol, ao tema "Stereochemistry and Vitalism"
A síntese dos textos apresentados no «Workshop on Chemistry Laboratories, Instruments, New Technologies and Spaces (1789-1939)» (Segovia, Cristalera, November 1994) e no «Workshop on Chemistry Laboratories, Instruments, New Technologies and Education (1789- 1939)» (Lisbon, Science Museum of the University of Lisbon,
Apesar de todo avanço teórico da química, esta ciência permanece ainda eminentemente experimental. O ensino de química nos cursos de graduação demonstra este caráter empírico através de disciplinas com carga horária didático-científica centrada em atividades laboratoriais.
Como as Lições Teoréticas nesta Ciência [Química] não podem ser bem compreendidas, sem a prática delas; deverá o Professor (...) [dar] as Lições competentes de Prática no Laboratório; nas quais não fará dos seus Discípulos meros espectadores; mas sim os obrigará a trabalhar nas mesmas Experiências, para se formarem no gosto de observarem a Natureza; e de contribuirem por si mesmos ao adiantamento, e progresso desta Ciência
O interesse do estudo de fenómenos de superfície como molhabilidade e adesão, tem sido alargado a diferentes áreas da Ciência, nomeadamente à Ciência de Materiais e Ciência de Superfícies, sendo de grande importância no que respeita a aplicações tecnológicas.
João Caraça, director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, aceitou o desafio da Difusão Cultural de escrever 100 páginas, pouco mais ou menos, sobre o tema «Ciência». Tarefa difícil que o autor enfrentou com a mestria que lhe é peculiar. O nome dado ao primeiro capítulo - "A Aventura do Conhecimento Humano" - espelha, estamos em crer, a própria aventura vivida pelo autor durante a escrita deste livro, invulgarmente rico do ponto de vista cultural.
s/n