Capa
Série II / Número 67 / Volume
Dezembro 1997
Descarregar revista
s/n
s/n
s/n
O trabalho científico, desde a ideia original até à publicação do trabalho final e impacto subsequente, é frequentemente caricaturado pela seguinte sucessão de etapas:
1. CURIOSIDADES HISTÓRICAS -Desde os tempos mais remotos que a utilização da água para o seu fim mais nobre, o consumo humano, tem sido feita obedecendo a determinados cuidados. Um texto médico apócrifo datado de 2000 A.C. refere que antes de se consumir água, esta deveria ser fervida, ou aquecida ao sol, ou introduzindo-lhe um ferro em brasa ou então filtrá-la num leito de areia.
Com este trabalho pretende-se fazer a divulgação da microextracção em fase sólida, que é uma técnica que permite fazer pré concentração de compostos para análise por cromatografia em fase gasosa e em fase líquida, sem que seja necessário recorrer ao uso de solventes orgânicos
Investigações recentes têm revelado que estudantes, de vários graus de escolaridade, conceptualizam a matéria corno sendo "contínua e estática". É nossa convicção que as representações estáticas vulgarmente utilizadas para ilustrar o modelo cinéticomolecular não facilitam a alteração deste tipo de conceptualização.
..tenho encontrado bastantes dificuldades provenientes da má preparação dos meus alunos. Os exames na nossa instrução secundária são sempre muito fáceis; facilitamos mesmo na maior parte do grande número dos nossos liceus de província.
Um dos processos mais recentes para aumentar a reactividade de metais com substratos orgânicos, de forma a permitir a obtenção de melhores rendimentos, é o Método dos Vapores Metálicos (Metal Vapour Synthesis - MVS).

Uma parte importante da Natureza à qual não costumamos dar muita atenção é o solo, a terra que pisamos". É este o ponto de partida que Aécio Pereira Chagas escolheu para iniciar o leitor - químico e não-químico - numa área interessante do ponto de vista científico e com um enorme impacto tecnológico e social.


s/n