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Série II / Número 64 / Volume
Março 1997
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Probablemente no haya otro espectáculo que, como los fuegos artificiales, atraiga y seduzca por igual a grandes y pequenos, mujeres y hombres, sin distinción de raza, nivel cultural, ideas políticas o religiosas.
O papel determinante de vários iões metálicos em biologia é hoje amplamente reconhecido; há, todavia, que distinguir aqueles que são essenciais e têm funções metabólicas identificadas (sódio, potássio, cálcio, ferro, cobre, etc.) de outros para os quais embora tenha sido reconhecida a sua essencialidade não se conhece a forma como actuam (por exemplo o crómio) e ainda daqueles, sem estas características, que são usados como fármacos (por exemplo o lítio, o bismuto, o ouro) ou em diagnóstico médico (por exemplo o gadolínio).
São descritas técnicas de simulação de proteínas utilizando métodos baseados em mecânica/dinâmica molecular. Estas técnicas consistem no desenvolvimento de funções de energia potencial molecular, ou campos de forças, que descrevem a energia das moléculas em diferentes conformações.
Alcançar sucesso no ensino da Física e da Química, implica conhecer os meios aos quais os alunos são mais sensíveis, face ao seu nível etário, e proporcionar-lhes a informação pretendida, tanto quanto possível através desses meios.
O nome de Ferreira da Silva merece, inegavelmente, que o apontem aos que o desconhecem e que o recordem aos que já o esqueceram. Ferreira da Silva foi mestre distintíssimo, cientista de grande mérito e caracter nobilíssimo. Qualquer destas três afirmações poderia ser demonstrada corn largueza.
Foi em 1982 que Binning e Rohrer inventaram o microscópio de efeito túnel que, por permitir uma resolução atómica, abriu â comunidade científica novos horizontes no que respeita â observação directa da estrutura dos materiais.
No Seguimento da listagem publicada anteriormente nesta revistai, apresenta-se aqui o software que a SPQ adquiriu ou lhe foi oferecido desde então, e que se encontra à disposição dos sócios para consulta na sede da SPQ. Tal como na primeira parte desta listagem procurou-se classificar os programas quanto à sua qualidade (1 a 5), adequação aos vários níveis de ensino (A, B e C) e recursos de inglês necessários (I, II e Ill, pois muitos dos programas continuam a ser em inglês)
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