Resultados :: Exame de Física e Química A (1ª fase)

A Sociedade Portuguesa de Química congratula-se com a melhoria de resultados ocorrida no exame de Física e Química A (1ª fase), em especial tendo em atenção as condições em que ocorreu a preparação para os mesmos em contexto de pandemia.

No entanto convém salientar que, neste ano letivo, apenas efetuaram a prova os alunos que dela necessitavam para fins de ingresso no ensino superior o que retirou da coorte de inscritos aqueles alunos para os quais esta disciplina não é fundamental para prosseguimento de estudos. É previsível que parte destes alunos ausentes, se presentes, estivessem no percentil mais baixo das classificações puxando a média para valores menores. Por outro lado, a existência de perguntas opcionais colocou os alunos em situação mais confortável para responder às perguntas em que o seu grau de preparação era maior ignorando as restantes.

Convém recordar que a colocação nos pares curso/universidade depende da ordenação relativa dos alunos e não da média absoluta de cada um deles. É previsível um substancial aumento da média de entrada do último aluno colocado em cada curso pelo que a comparação da classificação obtida, com as médias publicitadas referentes ao concurso 2019/2020, possa gerar espectativas não concretizáveis.


Publicado/editado: 02/08/2020