Prémio Ramôa Ribeiro para Melhor Tese de Doutoramento em Catálise

Encontra-se aberto concurso ao Prémio Ramôa Ribeiro Melhor Tese de Doutoramento em Catálise, atribuído pela Divisão de Catálise e Materiais Porosos (DCMP) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) a um recém-doutorado por uma universidade portuguesa (e sócio da SPQ com quotização em dia) que tenha concluído a sua tese de doutoramento depois de 01 de Fevereiro de 2021 ou que conclua até 31 de Janeiro de 2024.

A divulgação dos resultados aos candidatos será realizada antes do Encontro Nacional da DCMP (XII ENDCMP) e o prémio será entregue no decorrer do encontro. O candidato vencedor apresentará uma comunicação oral no Encontro Nacional da DCMP, que se realizará este ano em Coimbra em 6-7 Junho. 

Os eventuais candidatos deverão enviar, até à meia-noite do dia 29 de Fevereiro de 2024, os seguintes documentos (obrigatoriamente em PDF) ao cuidado do Presidente da DCMP (mcalvete@qui.uc.pt):

  • Um ficheiro da tese;
  • Resumo em inglês da tese de doutoramento, especificamente indicando qual o contributo da mesma para o avanço da Catálise (Max. de 1000 palavras);
  • uma carta de recomendação escrita pelo orientador de doutoramento do candidato apoiando a excelência do trabalho do candidato e a contribuição para a área de estudo;
  • Lista de publicações efetuadas no âmbito da tese de doutoramento (incluir os respetivos doi, quando aplicável)

As candidaturas recebidas serão avaliadas por um Júri constituído pelo Presidente e Vice-Presidentes da DCMP, salvaguardando algum conflito de interesse. Se não houver candidatos, o júri reserva o direito de nomear um candidato à sua escolha.


Publicado/editado: 10/01/2024