Concurso ChemRus 2020 - Vencedores e Menções Honrosas

O ChemRus desafiou os alunos do ensino secundário a realizar um vídeo original de uma reação química com destaque para as alterações climáticas. Em 2020, apesar de todas as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a 9.ª edição do concurso contou com 16 vídeos originais de equipas de escolas de todo o país. O nível competitivo dos vídeos apresentados, quer ao nível científico, quer ao nível das artes gráficas, presentearam-nos com uma decisão difícil. Assim, o Júri selecionou 2 vencedores, sendo estes:

  • “From plastic to gas” da equipa constituída pelo João Fanha, Diogo Rosado, Gonçalo Silva e pela professora Laura Charneca da Escola Secundária Gabriel Pereira.
  • “O poder da eletrofloculação” da equipa constituída pela Joana Oliveira, João Badalo, Mariana Carvalho e pela professora Laura Charneca da Escola Secundária Gabriel Pereira.

Foram também atribuídas Menções Honrosas a:

  • “Alto-forno numa cabeça de fósforo” da equipa constituída pela Alexandra Correia, Ana Beatriz Tomé, Adam Lomas e pela professora Anabela Estudante da Escola Secundária João de Deus.
  • “Combustão incompleta do butano” da equipa constituída pela Beatriz Fernandes, Diogo Vitorino, Fernanda Gomes e pelo professor Sílvio Rosa da Ponte da Escola Secundária João de Deus.
  • “Chuvas Ácidas” da equipa constituída pela Margarida Gomes, Pedro Jorge, Rafaela Clímaco e pela professora Laura Charneca da Escola Secundária Gabriel Pereira.

A Escola do grupo vencedor é premiada com um cabaz de material de laboratório e os elementos do grupo, bem como o professor responsável, serão premiados com um prémio de participação, a título pessoal com o apoio do Centro Ciência Viva de Bragança e da Gradiva. Visite o canal YouTube do GQJ e conheça todos os participantes.


Publicado/editado: 31/08/2020